A honraria foi dada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do CE, PI e MA (Fetrans) durante a cerimônia da 22ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), premiação cujo objetivo é reconhecer empresas do setor de transportes que se destacam por suas práticas exemplares na área ambiental, social e de governança (ESG).
Em seu discurso de agradecimento, Romeu Aldigueri salientou que o direito ao meio ambiente é respaldado pela Constituição Federal e que a luta pela implementação de um desenvolvimento sustentável faz parte da sua trajetória desde cedo. “Receber este prêmio honroso aumenta mais ainda a minha responsabilidade com a causa. Acredito que seja hora de sairmos do discurso retórico sobre desenvolvimento sustentável e colocarmos as ações em prática. Dá muito orgulho ver estas empresas sendo reconhecidas justamente por este tipo de iniciativa”, disse.
O presidente da Alece também comentou a importância de evidenciar a pauta ambiental nas instâncias governamentais. Ele sugeriu o engajamento de estudantes em cursos alinhados ao tema, assim como a criação de mecanismos para a efetivação de secretarias de meio ambiente nos municípios, conselhos municipais deliberativos, portais municipais de licenciamento e fiscalização ambiental. Ele também destacou projetos aprovados pela Alece na temática, como a aprovação da lei que trata do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Ceará, como parte da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, e outros.
Romeu Aldigueri é advogado com especialização em Direito Ambiental e já ocupou diversos cargos de liderança em importantes órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), sendo agraciado diversas vezes como um dos dirigentes mais reconhecidos nessa área no País.
Desde 2002, o PMQA já premiou, só no Ceará, mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O prêmio é uma das ações da Fetrans promovidas por meio do Programa Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.