Evento planejado para o fortalecimento da atividade rural será realizado entre os dias 26 e 29 de julho com quatro dias de programação inédita no município
Pela primeira vez realizada em Campos Sales, a Exposição da Agricultura Familiar chega ao município como um dos principais eventos de valorização da produção rural no sul do estado do Ceará. Por isso, Campos Sales se preparara para receber o evento entre os próximos dias 26 (sábado) e 29 (terça-feira) de julho. O evento é uma promoção do Instituto Future e da Prefeitura Municipal de Campos Sales, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA.
Com uma programação de quatro dias dedicada ao fortalecimento da agricultura familiar, o público poderá acompanhar palestras, feira de produtos e oficinas práticas voltadas para produtores, cooperativas, estudantes e demais interessados no desenvolvimento sustentável do campo. As palestras vão ocorrer em auditório montado no Espaço de Eventos Canal, no centro da cidade de Campos Sales, com a presença de especialistas de instituições como Ematerce, IFCE, Sebrae e Senar.
Nesta primeira edição da feira serão abordados temas como Associativismo e Cooperativismo; Produção de abelhas rainhas; Ovinocaprinocultura como negócio para o Nordeste brasileiro; Nutrição e Manejo de Vacas Leiteiras; Avicultura Caipira; Complexo de tristeza parasitária da bovinocultura leiteira (Mal triste); além de apresentação do Banco do Nordeste sobre os programas Agroamigo e Crediamigo. Em paralelo, será realizada uma feira de produtos e serviços da agricultura familiar, com expositores locais oferecendo alimentos, flores, artesanato e itens produzidos no município.
“Campos Sales está localizado na divisa com o Piauí, são mais de quinhentos quilômetros para a capital Fortaleza. Mas não há distância que nos impeça de querer contribuir para o êxito desse evento inédito para o município. Serão quatro dias de uma rica programação especialmente preparada com a Prefeitura de Campos Sales, para atingirmos juntos o objetivo de fortalecer a agricultura familiar desse município tão importante da região sul do Ceará”, enfatiza Edna Câmara – coordenadora-geral do Instituto Future.
Investimento na Mandiocultura
Entre os destaques desta primeira edição da Exposição da Agricultura Familiar de Campos Sales está a mandiocultura. A atual gestão do município quer retomar e fortalecer a produção de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no município. A planta nativa da América do Sul é um dos alimentos símbolos do Brasil e aproximadamente 85% da produção da mandioca no país vem da agricultura familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar - MDA.
Não à toa, a mandioca possui grande relevância social e econômica para a agricultura familiar em Campos Sales. Por isso, logo no primeiro dia do evento, o engenheiro agrônomo e especialista em Mandiocultura, Francisco Iarle da Silva, vai apresentar palestra com o tema “Mandiocultura Descomplicada: Estratégias Eficientes para Aumentar a Rentabilidade e Reduzir Custos”.
“Campos Sales já foi um grande produtor de mandiocultura aqui no sul do Ceará. Por isso, a nossa atual gestão acredita que é possível fazer com que o município volte a ter números significativos na produção de mandioca e derivados. Inclusive, durante a Feira da Agricultura Familiar, vamos anunciar a criação de um programa de incentivo à mandiocultura para os agricultores de Campos Sales”, destaca Damião Ferreira de Oliveira - secretário de desenvolvimento rural de Campos Sales.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CAMPOS SALES
Data: 26 a 29 de julho de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Espaço de Eventos Canal (travessa José de Alencar, S/N) – Centro, Campos Sales.