O deputado federal José Guimarães (PT), líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, afirmou que a coletiva convocada pela oposição nesta terça-feira (22), em que anunciaram que o foco do segundo semestre será aprovar o projeto da anistia, não vai abalar o Governo. “Gritaria deles”, afirmou o parlamentar, ao Opinião CE.
Conforme o petista, não há espaço para que a Câmara paute a matéria. Ele disse ainda que não seria conveniente para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar a matéria. Nesta terça, o chefe do Legislativo já proibiu a realização de quaisquer reuniões de comissões da Casa, após a oposição tentar iniciar uma possível votação de moção de solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na opinião de Guimarães, o encontro da oposição “não significa nada”. Sobre os partidos que compõem a base do Governo Lula e estiveram na coletiva oposicionista, como União Brasil, PSD e PP, o cearense minimizou a presença de deputados das bancadas, já que os líderes das legendas não estavam presentes.
“Quem articula as coisas são os líderes. Pelo que vi, não tinha nenhum líder desses partidos na coletiva”, disse, referindo-se aos deputados Antonio Brito (PSD-BA), Pedro Lucas (União Brasil-MA) e Dr. Luizinho (PP-RJ), mesmo sem citar seus nomes.
Questionado se o posicionamento da oposição poderia dificultar o andamento de matérias do Governo, Guimarães disse que os projetos irão avançar “independentemente dos bolsonaristas”. “Eles passaram o semestre todo na obstrução severa lá dentro, mas nós votamos várias matérias de interesse do Governo do Brasil”, afirmou.
Segundo ele, três projetos “essenciais” para o País serão votados no segundo semestre: a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil; a votação da PEC da Segurança Pública, em comissão especial criada para analisar o tema; e a votação das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
“Nós não vamos nos deixar levar por esse jogo autoritário da oposição, que quer impor ao Congresso uma votação que não tem nada a ver com a democracia e o Estado Democrático de Direito”, acrescentou.
“FOCO” DA OPOSIÇÃO
Na segunda, o líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante, afirmou em coletiva que o foco da oposição será votar o projeto de anistia a Bolsonaro e aos envolvidos aos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Parlamentares de partidos como PL, Republicanos, PP, PSD e União Brasil afirmaram que essa será a pauta prioritária.
Os legisladores falaram sobre o assunto em entrevista coletiva após reunião do PL com Bolsonaro. O ex-chefe do Executivo é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar um golpe de Estado no Brasil. Por risco de fuga, desde a última sexta-feira (18), ele teve que colocar tornozeleira e está proibido de conceder entrevista ou utilizar as redes sociais.
Após ter descumprido as medidas impostas pelo Supremo, a sua defesa terá até a noite desta terça-feira (22) para dar uma resposta. Caso não responda, há a possibilidade de ele ser preso. O projeto da anistia pretende tornar inocentes os envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, além dos acusados de golpe de Estado, como Bolsonaro e demais réus.
Segundo Sóstenes, após o recesso, essa será “a pauta número um”. “Não abriremos mão, na Câmara nem no Senado, de pautarmos anistia dos ‘presos políticos’ do 8 de janeiro”, diss