segunda-feira, 28 de julho de 2025

Prefeito Evandro Leitão apresenta programa Saúde que Cuida, com investimentos em hospitais, postos e contratação de profissionais

Beatriz Boblitz/Ascom


O prefeito Evandro Leitão apresentou, nesta segunda-feira (28/7), o programa Saúde que Cuida, que reúne uma série de ações voltadas à melhoria da Rede Municipal de Saúde. A iniciativa, que integra o plano Fortaleza Inclusiva, contempla a reforma de infraestruturas, a convocação de novos profissionais, a construção de equipamentos e a ampliação de serviços. As ações contam com recursos do Município, Governo do Estado e União.

“O programa faz parte dos eixos do Fortaleza Inclusiva, abrangendo desde reformas em postos, hospitais e UPAs até a contratação de novos profissionais. Nosso objetivo é oferecer uma saúde de qualidade à população e melhores condições de trabalho para nossa equipe. Neste pacote, serão convocados mais de mil novos servidores, incluindo aprovados nos concursos da Raps e da antiga Fagifor”, afirmou o prefeito.

Reestruturação de unidades

“Logo nesta semana, iremos entregar mais de 60 novos leitos no IJF. Conseguimos antecipar essa obra, que recebemos apenas com 50%", informou Evandro

A maior parte dos postos de saúde de Fortaleza será reformada. Ao todo, 96 das 134 unidades terão estruturas recuperadas, sendo nove pela finalização de obras paralisadas na gestão anterior (quatro já foram entregues em 2025) e 87 no âmbito do Saúde que Cuida. Desses, 25 serão contempladas na primeira etapa do programa, com intervenções iniciadas ainda neste ano.

Além disso, será construído um novo posto de saúde no bairro Mondubim. E, ainda no segundo semestre, a Prefeitura realizará a convocação de novos gestores para as unidades básicas.

O programa Saúde que Cuida também contempla a reabertura de leitos nos hospitais Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital da Mulher, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.

“Logo nesta semana, iremos entregar mais de 60 novos leitos no IJF. Conseguimos antecipar essa obra, que recebemos apenas com 50%, e estava prevista para setembro. Além disso, no último sábado, já abrimos 20 leitos na Santa Casa. A meta é reativar, até o fim do ano, todos os leitos que estão desativados nos hospitais municipais”, explicou a secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo.

O pacote inclui ainda as reformas já iniciadas no Hospital da Mulher, nas UPAs dos bairros Vila Velha e Itaperi, e a construção de três Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDIs).

Novos servidores

A Prefeitura vai convocar mais de mil profissionais para reforçar a Rede Municipal de Saúde. O número inclui servidores aprovados nos concursos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da extinta Fagifor, além de equipes para o IJF e da rede contratualizada.

Saúde mental

Além dos novos servidores, na atenção à saúde mental, o programa prevê a reforma de 24 equipamentos, incluindo os 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quatro residênciastTerapêuticas e quatro Unidades de Acolhimento.

Em agosto, será entregue o novo Centro de Diagnóstico Girassol, no bairro Edson Queiroz, com capacidade para mais de 3 mil atendimentos mensais. No mesmo mês, a Clínica Dr. José Eloy da Costa Filho receberá o primeiro Espaço Girassol.

Também está prevista a construção de um novo Caps Infantil com Espaço Girassol, na antiga sede do IPM, no Centro. Já o Caps Geral do bairro José Walter passará a funcionar 24 horas, com apoio do Governo Federal.

Novos equipamentos

Com a aquisição de aparelhos de eletrocardiograma para todos os postos e a implementação de laudos on-line, a Prefeitura pretende zerar a fila de mais de 314 mil exames acumulados desde 2020.

Além disso, por meio do Novo PAC, estão previstas a construção de duas novas Policlínicas, nos bairros Parque Manibura e Aracapé, e de mais um Caps, fortalecendo a rede de atenção especializada.

O Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar, também foi ampliado e agora funcionará até às 21h (antes, encerrava às 19h), garantindo cuidados continuados para pacientes em casa e promovendo desospitalização segura.

Últimas notícias