quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Em Fortaleza - Prefeito Sarto (PDT) faz 13 mudanças no secretariado



O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), pretende dar uma uma sacudida em sua gestão. Ontem (3) anunciou mudanças em 13 pastas e órgãos, inclusive na Secretaria da Saúde, no Instituto José Frota (IJF), além de metade das Regionais. Para agradar, três vereadores que votaram a favor da Taxa do Lixo ganham cargos.

Na Saúde, João Borges, médico pediatra e ex-diretor da Unimed Fortaleza, substitui Ana Estela Leite. No IJF, o médico Daniel Holanda assume a superintendência no lugar de Riane Azevedo.

Uma mudança de impacto político é na Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Assume Francisco Ibiapina, ligado ao deputado federal André Figueiredo (PDT). Substitui o único petista com cargo na gestão, Ilário Marques. Ibiapina era secretário-executivo da Proteção Social até agosto passado, quando deixou o cargo no governo Izolda Cela, em meio ao rompimento entre PDT e PT antes da eleição estadual.

A nova equipe contempla três vereadores, todos que votaram a favor da Taxa do Lixo no último mês de dezembro. Wellington Sabóia (PMB), será o diretor do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), no lugar de Eneylândia Rabelo. O órgão passa a ter status de secretaria.

Renan Colares (PDT) também se licencia da Câmara Municipal e irá para a Regional 6, no lugar de Túlio Studart. O terceiro vereador na nova leva de secretários é Esio Feitosa (PSB), que assume a Regional 9. Substitui o ex-deputado federal Paulo Henrique Lustosa, que irá para a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor). Este é o órgão responsável pela regulação de serviços delegados, como a coleta de resíduos sólidos, e passará por mudanças com a criação da Taxa do Lixo.

Outras Regionais passam por mudanças. Isaac Andrade, advogado e ex-coordenador de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Prefeitura, assume a Regional 3. Substitui o vereador Michel Lins (Cidadania), que volta à Câmara Municipal.

Luiz Taumaturgo, engenheiro que trabalhou no setor de obras da Prefeitura e do Estado, assume a Regional 8, no lugar de Mosiah Torgan, filho de Moroni Torgan (Cidadania).

Para a Regional 10 vai Ubiratan Teixeira, que foi diretor administrativo-financeiro da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), diretor de Educação de Trânsito do Detran e era diretor da Escola Pública de Trânsito do Ceará até o ano passado. Substitui. Leonardo Freire.

Por fim, na Regional 11, assume Sócrates Cabral, que substitui o vereador Raimundo Filho (PDT).
 

Confira os secretários:

Saúde: João Borges
Médico pediatra e ex-presidente da Unimed Fortaleza.

IJF: Daniel Holanda

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): Francisco Ibiapina

Gestão Regional (Seger): Ferruccio Feitosa (PDT)


Conservação e Serviços Públicos (SCSP): João Pupo

Procon, agora com status de secretaria: vereador Wellington Sabóia (PMB)

ACFor: Paulo Henrique Lustosa

Regional 3: Isaac Andrade

Regional 6: vereador Renan Colares (PDT)

Regional 8: Luiz Taumaturgo

Regional 9: vereador Esio Feitosa (PSB)

Regional 10: Ubiratan Teixeira

Regional 11: Sócrates Cabral

(Com informações do O Povo)

Últimas notícias