quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

No Senado, Augusta Brito vai tentar vaga na CCJ

A deputada estadual Augusta Brito (PT), cujo mandado se encerra dia 31 de janeiro, assumirá dia 2 de fevereiro mandato de senadora na vaga de Camilo Santana, ministro da Educação. Augusta Brito afirmou em entrevista ao O Povo, que vem tendo reuniões com a bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal para discutir seu espaço no Congresso Nacional. Ela disse que já reivindica uma vaga na CCJ, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.           

“Eu já estou reivindicando participar das comissões que eu percebi que aqui são importantes, que todos os projetos passam por ela, como a CCJ, isso eu vou conseguir ainda. Ainda tô lá na luta”, diz Augusta.

A senadora deve se reunir com a bancada do PT no Senado nesta quinta-feira, 26, em Brasília. “Vou para a reunião da bancada quinta-feira. Estive na quinta passada também na da bancada do Senado, do PT”, afirmou. “Onde está sendo discutida ainda a questão dos espaços. Quem vai para comissão, quais as comissões, quem vai pra Mesa, etc”.

Nove parlamentares do PT ocuparão o Senado Federal a partir de fevereiro. Destes, três são da nova leva: Augusta Brito (PT), suplente do ministro da Educação Camilo Santana (PT), Beto Faro (PT-PA) e Teresa Leitão (PT-PE). 

“São nove, três mulheres e duas suplentes que vão assumir. A posse será dia 2 e a expectativa é trabalhar muito, entender que é um grande desafio, embora eu tenha saído de uma Câmara Legislativa, eu sei da diferença”, conta a senadora sobre sua posse em Brasília, que ocorrerá no dia 2 de fevereiro.

Augusta Brito (PT) é deputada estadual e primeira suplente do senador eleito Camilo Santana (PT), que foi empossado como ministro da Educação. O cargo de senadora é o primeiro cargo federal conquistado pela política.

“Eu entendo que lá, com certeza, é uma coisa bem mais ampla, que precisa também de uma dedicação maior. Eu estou totalmente disposta a estudar e entender como funciona o Senado para que eu possa, verdadeiramente, fazer um mandato bem atuante, seja ele por qual período for", esclareceu.

Augusta é chefe da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) e pretende levar as pautas de gênero para o Senado Federal quando iniciar sua atuação. “Eu vou estar bem atenta a tudo que for demandado, especialmente nessa pauta de gênero”, afirmou.

A senadora esteve em um evento da Procuradoria da Mulher, nesta terça-feira, 24, e comentou que mesmo tendo uma forte ligação com a pauta feminina, não pretende ocupar apenas este espaço. “Eu quero estar integrada não só nesses espaços, mas nos espaços que a gente possa estar demandando, debatendo e discutindo projetos que são bons, não só para nosso estado, mas também para o país como um todo”.

Últimas notícias