sábado, 28 de janeiro de 2023

Crato realiza 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Foi realizada na sexta-feira, 27, no auditório do Sest Senat, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Durante a conferência, foram realizadas palestras com a Secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Maria da Conceição Nunes; e com a vice-presidente do CEDCA, Maria das Graças Alves. Após esse momento, os participantes foram divididos em cinco eixos, onde foram iniciadas as discussões pertinentes à situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19.

Em sua fala, o prefeito em exercício, André Barreto, enalteceu a importância da realização da referida conferência, pois segundo ele, é preciso ouvir esse público. "Nós precisamos cada vez mais preparar essas crianças e os adolescentes para os desafios que vão enfrentar. E as conferências são os momentos ideais para debater as questões relacionadas a eles", disse.

A gestora da SMDS, Ticiana Cândido, explicou como será o andamento da conferência, e que ao final, serão escolhidos os delegados que irão para a Conferência Regional, e depois para a estadual.

Para a presidente do CMDCA, Sílvia Ramos, a realização da conferência é o momento onde as situações pelas quais crianças e adolescentes passam precisam ser colocadas e debatidas.

Também estiveram presentes, os secretários de Saúde, Marina Feitosa; de Esporte e Juventude, Henrily Rener; de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, e o adjunto da Segurança, Raimundo Nonato; o promotor de Justiça, Dr. David Moraes; a vereadora Mariângela Bandeira; membros do NUCA; representantes dos CRAS; e Conselho Tutelar.

A conferência foi abrilhantada com apresentações culturais do Instituto Arte e Vida e do Projeto Nova Vida.

Últimas notícias