segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Praça Cristo Rei recebe nova iluminação em LED e revitalização será finalizada ainda em janeiro


Um dos cartões postais da cidade de Crato ganhou nova iluminação e já pode ser conferido pela população cratense. A Praça Francisco Sá ou Cristo Rei, como é popularmente conhecida, está toda iluminada em LED, oferecendo mais segurança e conforto para os cratenses, visitantes e transeuntes.

A praça, que passa por uma revitalização, recebe obras e intervenções em toda a sua extensão. Além da moderna iluminação, o local também recebeu 210 metros quadrados de piso podotátil, instalados para oferecer mais acessibilidade às pessoas com deficiência visual.

A praça, construída no início do século XX, ao lado da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), representa um dos principais cartões postais da cidade. O Cristo Redentor, monumento central, é símbolo oficial do município. Para a obra de construção, revitalização e reforma, estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 405 mil, através de convênio firmado entre a Prefeitura do Crato e o Governo Federal.

Novos bancos

A Secretaria de Infraestrutura, dentro do planejamento de revitalização e reformas das praças do Crato, teve que fazer a substituição dos bancos da praça Cristo Rei, pois a maior parte dos que estavam no local já se encontravam quebrados e sem condições de recuperação. Outro aspecto está relacionado à padronização, a exemplo da Alexandre Arraes, que possui o mesmo estilo dos bancos que agora estão na Praça Cristo Rei.

"Todas as orientações quanto à instalação dos bancos novos e da retirada dos que estavam no local foram dadas à empresa, a fim de bem acondicioná-los e guardar em local seguro", afirma o Secretário de Infraestrutura. Ele ainda destaca o zelo mantido por todos os serviços realizados e as recomendações para acondicionar de forma segura todo o material pertencente à municipalidade, inclusive os bens de valor histórico.

Além disso, todos os bancos substituídos já foram devidamente guardados e os que estão em condição de recuperação, serão restaurados e utilizados em outros espaços públicos que necessitam. Vale frisar que nenhum banco foi furtado ou danificado.

Já estão sendo instalados novos bancos, nas áreas de embarque e desembarque dos passageiros, finalizando a revitalização das fontes e os serviços de paisagismo da praça. Ainda neste mês de janeiro a praça será entregue a população totalmente recuperada, mais moderna e mais segura, sem perder as suas características principais.

Últimas notícias