segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Secretaria de Saúde em parceria com HMSVP realiza capacitação para ações de controle da hanseníase

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, realizou na última sexta-feira (27) uma capacitação em ações de controle da hanseníase na Rede de Atenção à Saúde. O curso é direcionado para  médicos e enfermeiros da Atenção Básica da rede municipal, baseado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase.

Em alusão ao Janeiro Roxo, a capacitação tem como objetivo orientar os profissionais para a assistência integral ao paciente, reduzir a transmissão, abordar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, seguindo o protocolo Clínico proposto pelo Ministério da Saúde. “Essa capacitação vem para orientarmos as equipes de saúde no momento do diagnóstico. Quanto mais cedo ele for realizado, mais efetivo será o tratamento para evitar os danos da doença”, comentou o médico infectologista Dr. Maurício Pereira.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Natana Kelly, destacou as ações educativas, realizadas nas unidades básicas de saúde do município, como um dos recursos para diminuição das subnotificações da doença. “Um dos objetivos da Secretaria de Saúde é trazer mais a população para nossas ações educativas. As palestras informativas já estão incluídas nas nossas metas ao longo do ano. Quanto mais as pessoas se informarem sobre determinada doença, mais facilmente ela irá procurar uma unidade de saúde e compartilhar informações com seu agente de saúde. Dessa forma, passando a informação, buscamos diminuir as subnotificações de algumas doenças”, ressaltou Natana.

Dados sobre a hanseníase

O Brasil está em primeiro lugar no mundo em incidência de hanseníase e em segundo em número absoluto de casos, atrás apenas da Índia. Em 2021, foram confirmados 22.549 casos da doença no país, 6,46%, desse casos, foram registrados no Estado do Ceará, onde foram confirmados 1.457. No mesmo ano, o município de Barbalha registrou 5 casos positivos da doença.

  

Últimas notícias