sexta-feira, 6 de maio de 2022

No Crato - Colégio Santa Teresa de Jesus inaugura relógio para contagem regressiva do centenário da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus



 Uma vasta programação está sendo realizada por conta do centenário das instituições.

A congregação das Filhas de Santa Teresa nasce da necessidade da gerencia de uma educação feminina e implantação do estudo normal na região do Cariri. A fundação da Congregação das Filhas de Santa Teresa no ano de 1923, por ação do primeiro bispo da Diocese do Crato, D. Quintino de Oliveira e Silva, para que pudesse se ocupar da educação da juventude feminina na região do Cariri cearense, criando a própria ordem e, juntamente com ela, o Colégio Santa Teresa de Jesus. 

Fazendo parte da programação e dos vários eventos realizados e que deverão ainda acontecer, até do grande dia, 04 de março de 2023. 

Nesta semana foi feita a implantação de um relógio remissivo que foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 04 de maio. Uma manhã que contou com palestra para alunos do ensino médio e teve a presença de um destaque especial para a ganhadora do rigoroso e concorrido concurso de escolha da logomarca do centenário, onde entre as 33 participantes a vencedora foi a logo criada pela aluna do 8° Ano, Pietra Olinda Pereira que em entrevista disse estar muito feliz e que sabe da importância de uma conquista como esta.

Ela também falou, um pouco sobre o processo de criação, onde envolveu pesquisa, orientação de seus país e disse ser uma honra muito grande ter o seu desenho como vencedor. 


A Pietra Olinda Pereira é uma aluna inteligente, criativa e carrega consigo a ternura que lhe é característica, uma pessoa agradável e muito querida por todos no Colégio Santa Teresa de jesus, segundo seus professores e colegas. 

Com a participação da Banda de Música Municipal Maestro azul, que e entoou os hinos do Brasil, Ceará e do município, além de dar o tom festivo e o momento ficou mais festivo a altura do evento. 

Durante o descerramento do relógio remissivo houve a interpretação do Hino do Centenário e em seguida salva de fogos. 


A Vice Superiora Geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa Irmã Maria de Sousa de Oliveira, ressaltou que este momento é de muita gratidão. Ela enfatizou sobre o momento em que o Colégio Santa Teresa de Jesus nasceu. Destacou todas as dificuldades e desafios superados e os a superar. 

A história do centenário do colégio Santa Teresa de Jesus ultrapassou épocas difíceis como as guerras e o próprio desafio social que continua até hoje. 

“Não superamos os principais fatores da sociedade brasileira.”

Ela elencou algumas situações que precisam de soluções:

- Erradicar a analfabetismo.

- Superar a fome no País.

- Uma educação de qualidade para todos. 

“A educação precisa crescer e desenvolver e a Congregação tem exatamente este trabalho. Nós temos outras escolas,  inclusive apoiamos a educação pública de qualidade, mesmo fazendo parte hoje como instituições filantrópicas e que tem um valor a ser pago e como instituição acaba entrando no processo da livre iniciativa, mas nós apoiamos a educação pública de qualidade e queremos educação para todos e especialmente para mulheres que nós sabemos que ainda é um fragmento ferido da sociedade, a falta de direitos da mulheres e essa. É a grande luta do Colégio Santa Teresa de jesus e da Instituição Filhas de Santa Teresa  que tem não só o trabalho de educação, mas tem outras atividades em prol do desenvolvimento e direito feminino na sociedade.” Disse Irmã Maria....... 

O Colégio Santa Teresa de Jesus tem se destacado pela sua organização e valorização do ser humano enquanto transformador do seu próprio mundo, preservando os princípios e valores éticos, morais e igualitários na sólida essência cristã.

Merece também destaque  as várias aprovações nos vestibulares e ENEM-  Exame Nacional do Ensino Médio

Últimas notícias