sexta-feira, 27 de maio de 2022

Potencial das empreendedoras é celebrado em solenidade na Alece

Potencial das empreendedoras é celebrado em solenidade na Alece

 A relevância, as potencialidades e a inspiração das mulheres empreendedoras foram celebradas em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará nesta sexta-feira (27/05), no Plenário 13 de Maio.

O deputado Audic Mota (MDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, enalteceu a homenagem como um forma de reconhecimento do povo cearense, por meio da Alece, a todo o empreendedorismo feminino no Ceará.

O parlamentar comentou que os números crescentes de mulheres empreendedoras mostram o potencial e influências que elas têm na economia, política e vida social, assim como a atuação em diversas áreas, muitas delas contempladas com as homenageadas.

Caroline Mello, presidente do Conselho Nacional das Mulheres Empreendedoras e Inspiradoras – Elos por Elas, destacou que o número de mulheres que estão tocando seu próprio negócio vem crescendo no Brasil e o reconhecimento da Alece é sinal que a contribuição dada é importante e relevante nessa retomada da economia, em que é necessário manter as empresas vivas e gerando oportunidade para milhares de famílias.

A presidente do Elos por Elas comentou que enquanto vários estudos destacam a qualificação e capacitação das mulheres, os homens seguem recebendo salários mais altos. Caroline afirmou que, segundo a ONU, as trabalhadoras ganham em torno de 84% do que ganham os homens e esse índice é ainda mais baixo no caso de mulheres negras, imigrantes e que são mães.

Ela indicou ainda que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, serão necessários 136 anos para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada globalmente.  “Diante disso, é nosso papel fomentar o debate em prol de ações que eliminem de vez barreiras e incentivem mulheres a alcançarem independência na liderança de suas empresas”, afirmou.

Segundo Caroline Mello, a busca por equidade de gênero e equiparação salarial faz parte de uma grande jornada na trajetória profissional e o Conselho Elos por Elas quer ser protagonista por meio do trabalho para criar oportunidades de negócios, capacitações, workshops, debates e divulgação.

A solenidade homenageou mulheres empreendedoras de diversas áreas. Entre elas, Bárbara Palomares (Esporte Feminino); Lívia Mota (Gastronomia); Ana Lúcia Mota (Indústria); Simone Fernandes (Terceiro Setor); Viviane Almada (Influência positiva à mulheres nas redes sociais).

Foram homenageadas ainda Renata Bezerra (Saúde da Mulher); Socorro França (Justiça Social); Kaline Ferraz (Trabalho na Saúde, Autoestima e Qualidade de Vida de Mulheres); Ivana Bezerra (Desenvolvimento do turismo e geração de oportunidades); Ana Cristina Façanha (Arte e Cultura); Camila Forte (Tecnologia e inovação); Gaída Dias (Comunicação e Mídia do Ceará) e Projeto Mulheres Reais, representado por Carol Mello, Erika Queiroz e Lídia Oliveira, pela capacitação para mulheres.

Durante a solenidade, Bárbara Palomares, Ana Lúcia Mota e Renata Bezerra agradeceram a homenagem e compartilharam pontos de suas trajetórias de empreendedorismo e desafios na busca dos sonhos e objetivos.

Participaram ainda do evento Kall Cardoso, vice-presidente Conselho Elos por Elas; Roberto Victor Pereira, presidente da Academia Cearense de Direito; Danadette Nunes, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi e líder de Fortalecimento Sindical (Nexi-FIEC), representando a presidência da FIEC.

Últimas notícias