terça-feira, 31 de maio de 2022

Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil


 O ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30.mai), que investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil, nos estados de Santa Catarina e do Ceará. A pasta afirmou que esta em contato com os estados "para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde".

Um terceiro possível caso, no Rio Grande do Sul, também foi notificado. Em nota, a secretaria municipal da Saúde de Porto Alegre informou que recebeu contato de um profissional de saúde para notificar a suspeita. "Atendendo ao fluxo da Rede Cievs, a informação foi remetida à Sala de Situação Monkeypox do Ministério da Saúde, órgão responsável pela investigação. A Diretoria de Vigilância em Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde seguem acompanhando o caso junto ao Ministério da Saúde", diz o texto. 

O possível infectado é um homem que chegou de Portugal ao país no último dia 10 de maio. Nesta segunda-feira (30.mai), ele deve passar por mais uma consulta e coleta de material para que sejam feitos os exames.

Últimas notícias