quinta-feira, 5 de maio de 2022

Em greve, servidores do INSS pedem apoio aos vereadores de Juazeiro do Norte


Servidores do INSS solicitaram espaço na tribuna da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e pediram, na sessão desta quinta-feira (5), apoio nas negociações da greve iniciada em 23 de março deste ano. A categoria reivindica a realização de concurso público, carreira do seguro social e melhores condições de trabalho.

“A gente pede o apoio de vocês para que pressionem o ministro do Trabalho e da Previdência Social [José Carlos Oliveira] para que [o ministério] faça uma negociação e que a gente volte ao trabalho o mais rápido possível”, disse a diretora Débora Matos, do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sindprece).

Servidores da previdência ainda denunciaram más condições de trabalho na agência do INSS de Juazeiro do Norte. Segundo eles, a infraestrutura tecnológica do prédio é obsoleta, com computadores com mais de 15 anos de uso, conectados a uma rede de internet com velocidade máxima de 2MB.

A fim de colaborar com as negociações, vereadores prometeram acionar os deputados da bancada cearense na Câmara Federal, para que eles intervenham nas negociações com o Ministério do Trabalho e Previdência. 

“O que nós podemos fazer é pedir. Gostaria que pegassem a fala de todos eles e enviasse para todos os deputados federais que representam o Ceará e para todos os senadores”, sugeriu a vereadora Auricélia Bezerra (MDB).

Professor defende permanência de centro cultural em Juazeiro

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, o professor Petrônio Alencar defendeu a permanência do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Juazeiro do Norte. Ele classificou a iminente desativação do equipamento como “um ataque a produção e a exibição cultural” no Cariri.

“Nos encontramos diante de um impasse. Estamos vendo a possibilidade que Juazeiro perca o Centro Cultural simplesmente porque não há nenhum espaço adequado para abrigá-lo”, afirmou o Petrônio Alencar.

Nas discussões, o vereador Fábio do Gás (Rede) sugeriu o Hotel Municipal, localizado no Centro Comercial de Juazeiro do Norte, como opção para abrigar o CCBNB. “Seria interessante. É uma das opções. Nós vamos levar essa sugestão ao prefeito [Glêdson Bezerra]”, afirmou o parlamentar.

Atividade legislativa

Na sessão ordinária desta quinta-feira (5), 56 requerimentos deram entrada na Câmara Municipal, sendo 10 verbais e 46 escritos, além de dois projetos que começaram a tramitar na Casa. Entre as matérias, o projeto de autoria do vereador Testinha (PTB), que declara Patrimônio Histórico, Cultural, Religioso e Material do Povo Juazeirense a Pedra do Joelho, situada na Rua do Horto.

Na condução dos trabalhos, o presidente William Bazilio – Bilinha colocou 27 matérias em votação: 02 projetos de indicação, 12 de lei, 09 de resolução e 04 mensagens do Executivo.

Últimas notícias