segunda-feira, 16 de maio de 2022

Deputado Federal Mauro Filho acompanhará Izolda Cela durante inauguração do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional Vale do Jaguaribe-HRVJ


Nesta segunda-feira, 16, às 9h, o Governo do Ceará inaugura o serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado no município de Limoeiro do Norte. O equipamento agrega tecnologia avançada ao conhecimento dos profissionais para fazer um escaneamento da circulação sanguínea dos pacientes, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas. 

A inauguração do serviço acontece com a presença da governadora Izolda Cela, acompanhada do deputado federal Mauro Filho e autoridades regionais que visitam o recém-inaugurado HRVJ. O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, também estará presente ao evento. O novo equipamento traz um avanço no diagnóstico de imagem para beneficiar uma população de 550 mil cearenses dos 20 municípios do Vale do Jaguaribe. 

O investimento do Estado para instalar o novo serviço do HRVJ foi de quase R$ 3 milhões, sendo R$ 2,77 milhões para os 11 aparelhos que compõem o conjunto tecnológico do equipamento (sistema de hemodinâmica, aparelho de anestesia, bomba injetora de contraste, monitores, cardioversor, dentre outros), além de adequações estruturais. 

A hemodinâmica irá funcionar, inicialmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com uma média de seis atendimentos por dia. Atualmente, 150 pacientes estão eletivos para o serviço e devem ser atendidos logo após a inauguração, incluindo pessoas de outras regiões do Ceará, incluindo os Inhamuns. Desse modo, o Centro de Imagem do HRVJ será referência na Região para exames.

Após esta primeira fase, a expectativa é de que o serviço transcorra operando 24h por dia, 7 dias na semana, atendendo também a urgência cardiológica, sendo a unidade de atenção ao infarto agudo do miocárdio na Região. 

Regionalização

Considerado um marco na regionalização e descentralização da Saúde do Ceará, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado em novembro de 2021, e ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados, ofertando à população os serviços de ambulatório, cardiologia, anestesiologia, tomografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, hemodiálise, agência transfusional, clínica médica e UTI.

Em cinco meses de funcionamento, a unidade tem prestado relevantes benefícios através dos 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica na atenção terciária, tendo neste período internado mais 600 pacientes. O HRVJ oferece ainda ambulatório especializado em cardiologia, cirurgia geral, proctologia e anestesiologia. Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 1.120 consultas. 

No serviço especializado do Centro de Imagem já foram realizados mais de 1.700 exames, entre tomografia computadorizada, radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma e colonoscopia. Quanto aos exames laboratoriais de análises clínicas, já se somam mais de 23.500 atendimentos realizados. Na atenção dialítica de agudos, foram realizados  434  atendimentos em terapia renal substitutiva e na hematologia são mais de 58 hemotransfusões realizadas.

Últimas notícias