quarta-feira, 11 de maio de 2022

Crato sedia a V Conferência Regional de Políticas sobre Drogas

 

O município do Crato sediou nesta terça-feira, 10, no Centro de Convenções do Cariri, a V Conferência Regional de Políticas sobre Drogas do Cariri, que neste ano, teve como tema "Drogas: cuidado ou repressão? Desafios e possibilidades da política sobre drogas atual no Ceará". Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

O prefeito Zé Ailton Brasil enalteceu a importância de se discutir um problema que atinge a muitas pessoas, independente de classe social. "Essa conferência é de suma importância, e é um momento para que possamos refletir quais as diretrizes devemos tomar, e o que o poder público pode fazer para apoiar as famílias que sofrem tanto com as drogas", disse.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, ressaltou que a união dos trabalhadores e da sociedade civil na proposição da conferência pode ajudar a efetivar essa política no estado e no município. "Precisamos sempre estar desenvolvendo atividades junto com out5ras políticas, para que a política seja efetivada, formando estratégias para a construção do plano estadual", disse.

Após a discussão de temáticas em quatro eixos, foram definidas 40 propostas para que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, que acontecerá dia 15 de junho, em Fortaleza, e também dos delegados que irão para a estadual.

Os municípios que compõem a Macrorregião de Saúde do Cariri são: Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.

O momento contou com a presença da Secretária Executiva do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Aline Bezerra, do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Filhos Amados do Céu, Padre Sebastião Monteiro, da advogada Karen Suelen, membro da Comissão de Direito de Família da OAB, do advogado e Conselheiro Estadual de Políticas sobre Drogas, Ítalo Coelho de Alencar, da Secretária de Saúde em exercício do Crato, Milenna Alencar, do vereador Alex Saraiva, do titular e do adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Jarbas e Raimundo Nonato, respectivamente, de técnicos dos mais diversos equipamentos da assistência social do município, e da Guarda Civil Metropolitana do Crato.

A Conferência contou também com uma apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, abrilhantando o evento.

Últimas notícias