quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Crato ocupa 2º lugar do ranking das cidades com maior atratividade cultural do País


 O Município do Crato, reconhecido como Capital da Cultura, é o segundo maior destaque para atratividade neste setor, no País. No Ceará, representou um total de 217 mil pessoas ocupadas (6,7% do total), uma queda de 12,8% em relação a 2019, quando o setor ocupava 249 mil de pessoas. Os dados são do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), iniciado em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o desenvolvimento de uma base de dados do setor cultural no Brasil, destinado à pesquisa e elaboração de políticas públicas para o segmento cultural.

Conforme matéria publicada no jornal cearense O Povo, de 8 de dezembro, de 2009 a 2020, o Crato figura como o segundo município do Brasil no Ranking dos municípios com maior atratividade específica para atividades culturais. A pesquisa é feita nos municípios de algumas regiões e leva em consideração os deslocamentos da população em busca de atividades culturais.

De acordo com a Agência IBGE Notícias pela primeira vez, o SIIC traz dados da pesquisa Regiões de Influências das Cidades (Regic) sobre a atratividade das atividades culturais dos municípios. São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) mostraram a maior atração de moradores de outros municípios para atividades culturais em seu território. Mas municípios menores, como Balneário Camboriú (SC), Crato (CE), Parintins (AM), Caruaru (PE) ou Caldas Novas (GO) têm as atividades culturais como a principal ou uma das principais motivações para atrair visitantes.

"O Crato possui relevantes equipamentos culturais, como museu, teatro, e em breve terá o Centro Cultural do Cariri, equipamento de grande porte. O Prefeito Zé Ailton Brasil está investindo na recuperação de espaços e na implantação da Política Municipal de Cultura Viva, que financia os Pontos de Cultura e vai ampliar ainda mais o potencial do município", destaca o secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas.

Últimas notícias