quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Evandro Leitão apresenta balanço e destaca ações para aproximar o Legislativo da sociedade


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), apresentou no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23/12) o balanço das ações desenvolvidas pela Casa em 2021, além de projetos para 2022, em especial aqueles que aproximam a população do Parlamento Estadual.

“Tenham certeza de que esse foi um ano desafiante, mas de superação e estamos cada vez mais próximos de nosso objetivo maior que é estar sempre com a população. O parlamentar lembrou do projeto da Mesa Diretora que vai possibilitar a realização de mais sessões itinerantes, que levam serviços da AL e de parceiros para os cidadãos, além de festival cultural. “Estamos querendo realizar uma já no final de fevereiro, em março outra”, adiantou. A estimativa é de quatro itinerantes até junho.

Ele anunciou um projeto de descentralização da Assembleia Legislativa. A ideia é implantar os serviços da Casa nas 14 macrorregiões do Estado, iniciando pelo Cariri e Região Norte. "Quando nós implantamos estrutura física nos municípios, além do sentimento de pertencimento, a população estará sentindo que o Poder Legislativo está efetivamente próximo."

O presidente ressaltou que outros projetos foram desenvolvidos para aproximar os cidadãos da Assembleia Legislativa, a exemplo do programa Grandes Debates – Parlamento Protagonista e do Move Ceará, que ouve as demandas do setor produtivo para acelerar a retomada do crescimento econômico no Estado no momento pós-pandemia.

Evandro Leitão relembrou do “Pacto Contra o Coronavírus”, da aquisição e doação de 30 mil cestas básicas para as famílias em situação vulnerável de 60 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano e da adesão à plataforma “Um Milhão de Oportunidades”, tornando a Assembleia a primeira do Brasil a fazer parte da iniciativa com o Unicef, sociedade civil e instituições privadas. Ele destacou também a inauguração do complexo de serviços para a população e servidores, o Anexo 3, e a futura inauguração do Anexo 4, onde funcionará a Procuradoria Especial da Mulher.

O presidente citou a aprovação de medidas para amenizar os impactos da Covid-19 para a população mais vulnerável, destacando a produção legislativa: “Foram 214 sessões plenárias, 6.862 proposições aprovadas, 5.866 requerimentos parlamentares, 313 atividades nas comissões técnicas, 1.176 consultorias técnicas legislativas”, assinalou. Entre outras iniciativas, apontou a construção do modelo de Gestão Estratégica 2021/2030 e a plataforma Assembleia Mais Transparente.

"Aos nossos servidores e servidoras o meu agradecimento por todo empenho durante este ano e um Natal de paz, saúde e prosperidade para todo o povo do Ceará.”

(Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa)

Últimas notícias