segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Aluno da rede municipal de Barbalha é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


 Barbalha fecha o ano com mais um motivo para celebrar, o Município ganhou um medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2021 (OBA), o aluno da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Senador Martiniano de Alencar,  Muriael dos Santos Oliveira, de 13 anos. A premiação foi divulgada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), realizadoras da competição.

O estudante do 8º ano, residente no Sítio Buriti, realizou a prova da 24ª OBA no mês de maio deste ano, com outros estudantes do Município e agora, com a divulgação do resultado oficial, o aluno conquistou o feito de ser condecorado com a mais alta premiação da Olimpíada.

Para a diretora da EEF Senador Martiniano de Alencar, Aladir Costa, esse foi um resultado recebido com muita alegria pela gestão escolar e pelos professores envolvidos com a preparação dos alunos participantes da OBA. De acordo com ela, houve um grande empenho para viabilizar a realização das provas virtuais e presenciais da Olimpíada, incluindo a criação de um Núcleo de Práticas Olímpicas.
“Criamos o Núcleo de Práticas Olímpicas com o objetivo de vocacionar, identificando afinidades, incentivar os alunos a participarem de olimpíadas e prepará-los com formação específica a partir de videoconferência com profissionais convidados a fim de instruí-los da melhor maneira possível”, conta.

O coordenador pedagógico da escola, Wesley de Sousa Lima, que acompanhou de perto a preparação do Muriael e dos demais alunos inscritos na OBA, enxerga a medalha adquirida também como a validação de um trabalho conjunto bem efetivado, sobretudo na pandemia.
“Sempre acreditei que as olimpíadas são um complemento estudantil que exerce um papel motivacional nos estudantes, sobretudo neste momento, no qual muitos alunos acabaram perdendo o ânimo devido a todas as dificuldades trazidas pela pandemia. Ver o resultado do nosso Núcleo de Práticas Olímpicas, que mal completou um ano, é muito gratificante e me faz crer que o retorno dos encontros presenciais, tornarão nossos resultados ainda melhores”, considera o coordenador.

A Escola está preparando uma cerimônia de premiação para condecorar Muriael e outros estudantes que também obtiveram bons resultados na OBA e em outras olimpíadas e projetos pedagógicos. O momento solene ainda não tem data definida.
Nas palavras da diretora Aladir Costa, “só é possível transformar vidas através da educação”, e essa é a premissa da Secretaria de Educação do Município que segue consolidando melhoramentos no sistema vigente a fim de conquistar ainda maiores resultados para o próximo ano letivo.

Últimas notícias