quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Inmet emite alerta de fortes chuvas para 97 municípios do Ceará


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o Ceará, nesta terça-feira, 28, dois dias após o aviso publicado no último domingo, 26. A previsão abrange os 184 municípios do Estado, que estão sob risco de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento, pelo menos até esta quarta-feira, 29. Um novo prognóstico deve ser divulgado pelo órgão na quinta-feira, 30, referente ao restante da semana.

No alerta, 87 municípios foram classificados no nível amarelo, que representa “perigo potencial” de chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. O boletim também prevê possibilidade de ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As chances disso acontecer, no entanto, são consideradas baixas.

Nas outras 97 cidades, classificadas no nível vermelho, que representa “perigo”, as atenções devem ser redobradas. Nessas localidades, o volume de chuvas esperado pode variar de 30 a 50 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Já a velocidade dos ventos deve alternar de 60 km/h a 100 km/h, quadro que favorece a possibilidade de temporais intensos com fortes pancadas de chuva, raios e ventania constante.

Últimas notícias