quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ICMBio terá 40 brigadistas para atuar contra incêndios no Cariri

Com a proximidade dos meses mais quentes do ano, o combate às queimadas é intensificado na região do Cariri. No ano passado, cerca de 12 incêndios abaixo de dez hectares foram registrados na Floresta Nacional do Araripe. Além de focos menores, que apresentam dificuldade para serem notificados - por falta de pessoal, um de maior proporção também foi registrado, atingindo uma área de aproximadamente 2.300 hectares.


No início de 2020, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou processo seletivo de contratação de brigadistas. Para este segundo semestre de 2020, cerca de 40 pessoas integrarão as equipes que se distribuirão em áreas de conservação.


De acordo com Carlos Pinheiro, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio, ainda no início do ano, houve processo seletivo de contratação de brigadistas. Conforme explicou, desde maio de 2020, quando o NGI Araripe foi criado, equipes de quatro Unidades de Conservação foram unificadas: Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, Estação Ecológica de Aiuaba, Floresta Nacional do Araripe – Apodi e Floresta Nacional de Negreiros. Juntas, elas abrangem área superior a um milhão de hectares de área protegida, localizadas nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Últimas notícias