sábado, 1 de agosto de 2020

Após pico da pandemia, Fortaleza atinge menor média móvel de óbitos por Covid-19


A média móvel de óbitos decorrentes do novo coronavírus da última semana em Fortaleza chegou ao menor número, 2,4 mortes por dia, desde que o cenário da pandemia na Capital começou a se estabilizar. Em comparação com duas semanas atrás, quando eram registradas 8,7 vítimas diárias, a redução foi de 73%. Informações foram divulgadas em boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na noite desta sexta-feira, 31.

Comparando com o pico da série temporal de mortes em decorrência da Covid-19, quando 91,7 pessoas morriam por dia, em meados de maio, a redução é de 97%. A menor média foi registrada entre o fim de março e o começo de abril (2,1). Indicadores do boletim dizem respeito à Semana Epidemiológica 31 (SE 31), que começou no dia 26 de julho e finda neste sábado, 1º de agosto.

O informe da SMS indica que a queda de mortes por coronavírus "mantém-se consistente", desde que passou a cair rapidamente a partir da última semana de maio. Sobre os casos, análises indicam que 18 novas confirmações surgem por dia, 74% a menos do que há duas semanas.

Transmissão

Com a redução dos indicadores, atualmente a transmissão da Covid-19 na Capital é "considerada residual e sujeita a pequenas oscilações". "A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados ou inversão da tendência epidemiológica observada.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizados às 17h17min desta sexta-feira, 31, Fortaleza conta com 41.954 casos e 3.690 óbitos confirmados de coronavírus.

O Ceará tem 174.662 casos de Covid-19 confirmados e o total de 7.692 mortes pela doença. As informações atualizadas estão em boletim divulgado pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), atualizado às 17h17min desta sexta-feira, 31 de julho (31/07). São 3.097 casos a mais, em relação à última atualização do sistema, no fim da tarde de quinta-feira, 30.

Entre a quinta e a sexta-feira, 28 óbitos foram incluídos na contagem. Desses, seis foram de pessoas que efetivamente morreram nas últimas 24 horas.

(Matheus Facundo/O Povo)

Últimas notícias