segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

População do Distrito de Santa Fé comemora e decide o local onde será construída Escola Rural


Uma audiência pública reuniu diversas lideranças, professores, pais, mães, crianças e adolescentes na Escola Paulo Limaverde, no Distrito de Santa Fé, na última sexta-feira (15), para discutir e decidir o local onde abrigará uma das sete escolas rurais do Estado do Ceará.....



Representando a Crede 18, a professora Tarciana Correia afirmou que este é um momento histórico para o distrito. “Esse distrito foi, por muito tempo, esquecido pelo poder público. E hoje, estamos aqui unindo forças para que este benefício da coletividade aconteça”. Ela destacou o papel do prefeito Zé Ailton Brasil para não perder a escola e apresentou o projeto arquitetônico da mesma.

Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, divididos entre os governos Federal e Estadual, a unidade de ensino vai oferecer a alunos e profissionais da Educação uma estrutura adequada para realização das atividades pedagógicas. Serão 10 mil metros quadrados com oito salas de aula, para atendimento de alunos do ensino médio com regime de tempo integral; laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, sala para o Grêmio Estudantil, biblioteca, sala de vídeo, além de anfiteatro e ginásio poliesportivo.

O prefeito Zé Ailton lembrou à população a importância da escolha do terreno. “Lá não será construída mais uma escola, mas a escola! Essa será, com certeza, a escola mais moderna do Crato e do Cariri”. Ele relatou que a vinda do equipamento para Santa Fé requereu muita habilidade do Governador Camilo Santana, da atual secretária de Educação, Eliana Estrela, e sua. “Em um momento perdemos a escola devido não ter o terreno certo. Mas nos comprometemos a comprar, desapropriar, o que fosse necessário para trazer a escola para cá. E hoje, estamos aqui para escutar vocês”, ressaltou.

Várias manifestações parabenizaram a vinda da escola, que beneficiará Santa Fé e ainda as comunidades adjacentes. Para Alex Saraiva, esse é um momento histórico para o distrito, que teve papel fundamental do prefeito Zé Ailton. “A escola será um grande presente para os jovens do distrito e das comunidades adjacentes que tanto sofrem para se deslocar até o Crato. Agora é hora de unir forças e garantir este grande presente para a nossa comunidade. Como já foi falado, além dos benefícios para a juventude, com certeza destacará o nosso distrito em todo o Ceará”, comentou.

Por fim, o prefeito Zé Ailton anunciou que complementará a reforma da Escola Paulo Limaverde com piso e portas novas. E, ainda, “até o próximo dia de finados, vamos reformar o cemitério, uma demanda do vereador Adil e também uma promessa que fiz a Dona Odete (uma moradora local já falecida)”. Na oportunidade, Alex Saraiva sugeriu que os vereadores dessem o nome de Dona Odete ao cemitério local.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias