domingo, 3 de fevereiro de 2019

Funceme atesta que chuvas da pré-Estação no Ceará ficam 55,4% acima da média


Com o fim de janeiro, encerra-se o período chamado e Pré-Estação, que teve início em dezembro. Neste período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas ficaram 55,4% acima da média, com observado de 202,5 milímetros. O normal para o bimestre é de 130,3 mm.

"Os sistemas que atuam na Pré-Estação, como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e o Cavado de Altos Níveis (CAN), estiveram mais presentes. Além disso, houve contribuição da ZCIT, que chegou a aproximar-se do Ceará em determinadas situações", explica o meteorologista Raul Fritz.

As macrorregiões com maiores desvios positivos durante o período de dois meses foram os litorais do Pecém e de Fortaleza com, respectivamente, 115,5% e 98,3%.

Estação chuvosa

A Estação Chuvosa do Ceará de 2019 começou na sexta-feira (1º) com precipitações em todas as macrorregiões do Estado. Balanço da Funceme indicou registros em 100 municípios.
Os maiores acumulados do intervalo entre as 7h de quinta (31) e as 7h de sexta-feira (1º) aconteceram em Croatá (89 mm) e Paracuru (71 mm). Já em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto localizado no bairro Pici, com 54,4 milímetros.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, as chuvas foram provocadas, principalmente, pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

"Este sistema, que é o principal indutor de precipitações durante a quadra chuvosa, acabou aproximando-se da costa cearense, proporcionando nebulosidade e chuvas no Estado", explica.

Chuvas de domingo

A Funceme registrou, chuvas em pelo menos 14 cidades das 184 cidades do Ceará entre 7h de sábado (2) até a manhã deste domingo (3).

Conforme atualização dos dados, Russas, no Vale do Jaguaribe, teve a maior chuva do período com 36,4 milímetros. A segunda maior chuva foi em Acaraú, com 15,3 milímetros. A terceira em Amontada com 15,0 milímetros. Foram registradas precipitações nas cidades de Itapiúna (9,6 milímetros); Aracoiaba (9,0 milímetros) e Morada Nova (8,6 milímetros).

(Portal G1/CE)

Últimas notícias