quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeitura de Fortaleza já formou mais de mil pessoas em cursos de gastronomia

Beatriz Boblitz


O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, entregou, nesta quinta-feira (13), 942 certificados dos cursos de Gastronomia do programa Autonomia Econômica, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com o Senac. Ao todo, o programa já formou 1.010 pessoas em 84 turmas, com foco na inclusão produtiva e na geração de renda.

Como destacou o prefeito, o programa tem como principal público-alvo mulheres chefes de família, jovens e trabalhadores informais em busca de autonomia econômica.

“Nós não podemos falar em dignidade se não proporcionarmos melhores condições de vida para as pessoas. Por isso foi tão importante o plano que lançamos: o Fortaleza Inclusiva, que tem entre seus eixos justamente o programa Autonomia Econômica”, ressaltou Evandro Leitão."Essas pessoas, a partir de agora, terão a oportunidade de empreender, gerar a própria renda e alcançar uma condição de vida melhor”, destacou o prefeito

“A maioria dos concludentes são mulheres que vivem em alto grau de vulnerabilidade e é para elas que nós trabalhamos. Essas pessoas, a partir de agora, terão a oportunidade de empreender, gerar a própria renda e alcançar uma condição de vida melhor”, completou o prefeito.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota, reforçou que a Prefeitura de Fortaleza tem se empenhado em reduzir as desigualdades sociais e destacou a importância das parcerias com instituições comunitárias e com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac.

“Essa parceria com o Senac e com as instituições comunitárias tem sido um verdadeiro sucesso. O Senac é um parceiro fantástico da Prefeitura e da SDE. As associações têm demonstrado grande organização e competência”, afirmou.

“Os cursos são realizados em dois módulos: um teórico e outro prático, e todos trabalham de forma integrada, levando conhecimento e aplicando na prática o que é aprendido. Instituições de todas as 12 Regionais de Fortaleza estão atuando junto conosco, fortalecendo essa rede de qualificação”, concluiu Mota.

Últimas notícias