A Câmara de Fortaleza preparou uma agenda de atividades especiais em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência. A programação contará com palestras, espetáculos artísticos, sessão solene, exposições e feiras temáticas, reunindo debates, cultura e ações educativas, que fortalecem o diálogo e celebram a diversidade.
Este ano, a Câmara deu um passo histórico: criou a Gestão de Inclusão, dedicada a promover políticas, projetos e iniciativas voltadas à inclusão social, de igualdade de oportunidades e combate ao capacitismo. Esse inclusive, é um dos pilares da atual gestão do presidente Leo Couto (PSB).
A gestora de Inclusão da CMFor, Livinha Vasconcelos, destacou que a programação pretende dar visibilidade e valorizar a participação das pessoas com deficiência. “Queremos mostrar que as pessoas com deficiência existem, são capacitadas e têm seu lugar de pertencimento. Preparamos palestras, treinamentos e experiências que vão além da nossa programação nas redes sociais, jornais e do podcast da Câmara, envolvendo também ações internas. Hoje, várias pessoas com deficiência já atuam aqui, mas queremos ampliar cada vez mais essa participação, até que isso vire algo comum”, afirmou Livinha.
Então esse mês é muito significativo pra nós, porque dia 21 de setembro é o dia nacional da luta da pessoa com deficiência. E também significa o setembro verde. Sim. Então nós vamos fazer várias ações. A conscientização de palestras, de treinamentos, de vivências, de experiências, trazendo também as pessoas para a FCI para casa e mostrando que elas existem, que elas são capacitadas a valorização e o valor de pertencimento. Então nós vamos fazer, além de nossas redes sociais, nossos jornais, o nosso podcast, também temos ações ainda mais internas, né?
A programação terá início no dia 17 de setembro, às 9h, no Auditório Ademar Arruda, com a palestra Anticapacitista, ministrada por Marcos Rodrigues, da Biblioteca Estadual do Ceará. A abertura contará com tradução em Libras, reforçando o compromisso da Casa com a acessibilidade.
No dia 18 de setembro, às 11h, no Plenário da Câmara, haverá apresentação teatral do grupo Olho Mágico, com deficientes visuais e espetáculo de dança de cadeirantes, também com tradução em Libras.
Sessão Solene e entrega de laços verdes
No dia 22 de setembro, às 15h, será realizada uma sessão solene em homenagem ao Setembro Verde. Na ocasião, serão distribuídos lacinhos verdes acompanhados de cartões informativos, símbolo da campanha de conscientização e cuidado com a inclusão, numa celebração que une sensibilização e reconhecimento.
Exposição e feira inclusiva
A programação segue no dia 23 de setembro, das 8h às 13h, com a Exposição Inclusiva que reunirá artistas plásticos e escritores, em um espaço acolhedor. O evento também contará com momento de convivência para os participantes.
Já nos dias 24 e 25 de setembro, das 8h às 13h, será realizada a Feirinha Inclusiva, dando espaço para microempreendedores com deficiência mostrarem e venderem seus trabalhos, promovendo visibilidade e protagonismo. O momento contará ainda com sessões de massagem realizadas por profissionais com deficiência visual, unindo cuidado, bem-estar e inclusão.
Estrutura especial
Para marcar a campanha, a fachada da Câmara será iluminada de verde, lembrando a todos que a inclusão deve ser visível, constante e celebrada. Além disso, materiais como os lacinhos verdes com cartão informativo serão utilizados para reforçar a mensagem de valorização da inclusão e do respeito à todos.
Com essa programação, o Legislativo de Fortaleza reafirma seu compromisso em promover a cidadania e dar visibilidade à luta por uma sociedade mais justa e inclusiva. Como reforça a gestora de Inclusão, Livinha Vasconcelos. “Além das vivências que nós vamos fazer durante esses dias até o final do mês, a gente vai fazer um trabalho informativo, com muita troca, mostrando cada vez mais o potencial da pessoa com deficiência.”
