sábado, 13 de setembro de 2025

Câmara fortalece cidadania e estreita laços com moradores do Cais do Porto no “Nossa Casa é de Todos”

José Leonar/CMFor


Em meio ao cenário de praia, mar e céu azul, a comunidade do Cais do Porto vivenciou momentos de acolhida com a chegada da primeira edição do programa “Nossa Casa é de Todos”. A iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove dignidade, garante acesso a direitos e reforça o elo entre o Parlamento e os cidadãos da quarta maior capital do País. A satisfação ficou visível no rosto dos moradores diante das diversas atrações e atendimentos disponibilizados pela Casa do Povo.

Na orla da Praia do Titanzinho, a Câmara reuniu serviços de mais de 15 órgãos parceiros, distribuídos em tendas confortáveis, unidades móveis equipadas e um palco para apresentações culturais de artistas locais. A população teve acesso a atendimentos de saúde humana e animal, orientação jurídica, atividades educativas, além de opções culturais e de lazer. Mais do que oferecer serviços, a ação transmitiu cuidado, atenção e valorização da comunidade.

O vento que soprava do mar se misturava ao clima de entusiasmo. Da criança que brincava no espaço infantil, ao jovem que buscava informações para tirar a carteira estudantil, até o adulto que atualizava o cartão de vacinação, todos encontraram no projeto soluções concretas para suas demandas. O “Nossa Casa é de Todos” reafirma o compromisso do Parlamento municipal com a inclusão, a sustentabilidade e a inovação, marcas da gestão do presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB).

Aqui a gente mostra respeito à população pela qualidade dos equipamentos, pela organização do evento e pela quantidade de serviços prestados. O recado é claro: a Câmara Municipal é de todo fortalezense. Nosso propósito é aproximar a população, envolvendo as atrações culturais, os empreendedores locais e a própria comunidade nas decisões. A Câmara é uma extensão da casa de todos”, destacou o chefe do Legislativo.

Perto de casa

A coordenadora da Central de Cidadania da Câmara de Fortaleza, Wellen Monte, destacou as parcerias com os órgãos públicos e a possibilidade de a população da região poder ter acesso a direitos perto de casa. “Além do serviço da Central da Cidadania, que a gente já atua dentro da Câmara Municipal de Fortaleza, nós buscamos parcerias de órgãos públicos, pensando em atender o cidadão, levando cidadania e pensando no direito da população. São mais de 15 órgãos ampliando os serviços para atender à nossa população aqui no Cais do Porto, pertinho de casa. A gente está recebendo bastantes pessoas. Por ser sábado e não ser dia útil, o público foi muito maior do que o de ontem”, revelou.

Todos os documentos emitidos durante o evento poderão ser retirados a partir do dia 13 de outubro no Centro Comunitário Luiza Távora, localizado na Avenida Zezé Diogo, 310, Farol – Cais do Porto, mediante apresentação do canhoto entregue no Caminhão da Cidadania.

Com o encerramento da primeira edição, o “Nossa Casa é de Todos” seguirá para outras regiões de Fortaleza, ampliando o alcance das ações de cidadania e estreitando ainda mais os laços entre Parlamento e comunidades.

Em outubro, será a vez do Conjunto Ceará; em novembro, o Moura Brasil; e, em dezembro, a população de Messejana será contemplada. “Alô, Conjunto Ceará, estaremos chegando com novidades e melhorias para fazer o projeto ainda melhor”, anunciou o presidente da CMFor, Léo Couto.

Assista o convite de Léo Couto:




Últimas notícias