![]() |
Divulgação/Ascom |
A Câmara de Fortaleza, por meio da Central da Cidadania, está intensificando o atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação acontece no posto do INSS disponibilizado dentro da Central e tem como foco auxiliar os idosos que têm dúvidas sobre descontos realizados em seus benefícios previdenciários.
Com o aumento da procura por esclarecimentos, a Central da Cidadania tem atuado como ponto de apoio para orientar os cidadãos sobre como verificar se há descontos em suas folhas de pagamento relacionados a entidades civis, bem como orienta sobre possível direito à devolução de valores.
Segundo a coordenadora da Central da Cidadania, Wellen Monte, muitos idosos têm buscado atendimento após tomarem conhecimento, por meio da imprensa e redes sociais, de que algumas organizações podem ter realizado cobranças administrativas indevidas.
“Nos últimos dias, temos recebido vários idosos que estão com dúvidas se têm ou não direito ao ressarcimento de valores. Estamos realizando esse atendimento aqui, orientando sobre como proceder, especialmente utilizando o aplicativo Meu INSS. Para isso, é importante que o idoso esteja com o CPF, um documento com foto e tenha acesso ao aplicativo do Governo Federal”, explica Wellen.
>>Para ser atendido na Central da Cidadania, é necessário realizar o agendamento prévio por meio do portal da Câmara de Fortaleza, acessando o link da Central da Cidadania e selecionando o serviço INSS.
Saiba como consultar possíveis descontos em seu benefício:
Se você tem dúvidas sobre possíveis cobranças indevidas em sua aposentadoria ou outro benefício do INSS, veja como fazer a verificação:Acesse o aplicativo Meu INSS;
Informe seu CPF e senha cadastrada no gov.br;
No campo de busca (ícone da lupa 🔍), digite: Consultar descontos de entidades e clique para pesquisar