![]() |
Com 145 km de extensão, o CAC tem como objetivo ampliar a oferta de água para mais de 5 milhões de pessoas em municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte e outros atendidos pelos açudes Orós e Castanhão. A obra é executada pelo Governo do Estado do Ceará, sob a responsabilidade da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH/CE), e atualmente está com 83,49% de execução.
A infraestrutura foi dimensionada para uma vazão de 30 m³/s e conta com um investimento total superior a R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1,7 bilhão são provenientes de recursos federais já pactuados. A previsão é de que o projeto seja concluído até 31 de dezembro de 2025.
Durante a vistoria, técnicos e autoridades federais e estaduais vão inspecionar o andamento da obra e discutir os impactos positivos da integração hídrica na região. O Cinturão das Águas é peça-chave para garantir o abastecimento humano, a produção agrícola e industrial, além de fortalecer a resiliência hídrica do Ceará frente aos períodos de estiagem.
Todo o Caminho das Águas será inspecionado nos meses de maio e junho por uma comitiva liderada pelo ministro Waldez Góes. Está prevista a participação do presidente Lula, que assinará a ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte da Transposição do São Francisco, além de entregar o trecho 1 do Ramal do Apodi, na Paraíba. A visita integra o conjunto de ações do Novo PAC, que prioriza investimentos estruturantes em segurança hídrica no Semiárido nordestino.
SERVIÇO
Visita técnica ao Cinturão das Águas do Ceará
Data: Terça-feira, 27 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Cinturão das Águas do Ceará (CAC) - Rod. Sen. Carlos Jereissati, CE-293, Estrada do Barro Branco, lote 03, Crato/Barbalha (CE)