Após visita oficial, a comitiva de vereadores e gestores da Câmara de Fortaleza (CMFor) em Curitiba planeja adaptar normas desenvolvidas pelo Legislativo Municipal da capital do Paraná para modernizar a Casa do Povo fortalezense.
A Câmara de Curitiba (CMC) possui instruções normativas e portarias que regulam e orientam diversos tipos de procedimentos administrativos, desde a comunicação institucional ao processo eletrônico, com objetivo de resguardar a isonomia e transparência do Legislativo.
A visita ocorreu entre esta segunda (26) e terça-feira (27). A capital do Paraná é referência em smart cities (cidades inteligentes) no Brasil.
A comitiva suprapartidária é composta pelo presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB); pela procuradora especial da Mulher da CMFor, vereadora Adriana Almeida (PT); pelo vice-líder da situação na Casa e líder do Cidadania, vereador Professor Enilson; e pelo líder da bancada do PL, vereador Julierme Sena.
Inclusão e inovação
Nesta terça-feira (27), o grupo conheceu iniciativas tecnológicas e normativas da Câmara de Curitiba e da Procuradoria Especial da Mulher da CMC. Os parlamentares e gestores visitaram, ainda, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) em busca de inovações que ajudem a planejar o crescimento de uma smart city.
Na segunda-feira (26), a comitiva conheceu o trabalho desenvolvido por outros setores da CMC, além do Ambulatório Encantar — um centro de especialidades médicas destinada ao atendimento infantojuvenil de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Prefeitura de Curitiba.
Durante a visita, o presidente Leo Couto apresentou, ainda, ações desenvolvidas pela CMFor nas áreas de inclusão e inovação, que também têm se tornado referências nacionais. Para Leo, a visita reforça a importância de conhecer experiências estratégicas no País, para que os legisladores possam pensar soluções adaptáveis à sua realidade.
"É muito importante a gente estar fazendo esse intercâmbio com a Câmara Municipal de Curitiba, uma das primeiras a se adaptar ao sistema legislativo eletrônico e referência em cidade inteligente no País. Conhecemos mais sobre a digitalização do Legislativo e o Ambulatório Encantar, que é da Prefeitura. Foi uma importante troca de experiências para que possamos desenvolver iniciativas e políticas públicas que deixem a nossa Câmara mais inclusiva, tecnológica e sustentável para a população", frisou o presidente da CMFor.
Para o presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), a visita fortalece a gestão pública e contribui para o aprimoramento de ambas as cidades.
"Recebemos com alegria a comitiva da Câmara Municipal de Fortaleza, que veio conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da nossa Casa. Foi uma ótima troca de experiências, que fortalece a gestão pública e contribui para o aprimoramento de ambas as cidades, reforçando o compromisso com a eficiência", salientou.
Troca de experiências
Para a professora Adriana Almeida, o intercâmbio também possibilita apresentar iniciativas que estão sendo desenvolvidas em Fortaleza, principalmente sob a gestão de Leo Couto, para outros parlamentos municipais.
"Conhecer o funcionamento da Câmara Municipal de Curitiba, principalmente de setores que envolvem tecnologia, é importante para a nossa perspectiva de inovação. Então, é uma troca de experiência que a gente vai levar daqui, mas também trazemos para cá, porque nós temos muitos pontos positivos que servem de exemplo para o País", complementou.
Julierme Sena também corroborou com a vereadora, ressaltando que a medida é necessária para fortalecer o diálogo entre as Casas Legislativas.
"Nós viemos conhecer de perto o trabalho dos vereadores curitibanos, e saímos daqui bastante impressionados, porque foi uma troca de experiências muito boa. Também conhecemos as boas práticas administrativas de transparência e inovação legislativa, além de fortalecermos o diálogo entre os parlamentos", acrescentou.
Professor Enilson frisou a importância da visita para aprofundar o conhecimento sobre tratamentos multidisciplinar para pessoas com TEA e familiares.
"A visita que nós fizemos, juntamente com o presidente Leo, vereador Julierme e professora Adriana Almeida, foi de grande valia para levarmos, agora, para a Câmara Municipal de Fortaleza o conhecimento necessário para desenvolvermos ainda mais a inclusão, principalmente para pessoas com TEA e para a socialização de seus familiares", ressaltou.
Também integram a comitiva da CMFor em Curitiba: o diretor-geral, Emanuel Ângelo; o coordenador de Saúde, Filipe Mota; o coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Henrique Mota; a coordenadora de comunicação social, Moema Soares; e a coordenadora de cerimonial, Marina Fiuza.