A primeira, no Crato, pela manhã, foi instalada na EEMTI Wilson Gonçalves, com a presença do presidente da Etice, Francisco Barbosa, e da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela. Também presentes, o representante da Golden, Ronald Studart Neto; o chefe de gabinete da Prefeitura do Crato, Lima Júnior, representando o prefeito André Barreto; o reitor da URCA, Kleber Oliveira; a diretora da escola, Tarciana Correia de Moura; Luciana Brito, coordenadora da CREDE 18; Mafra Rejane Marins Piere, coordenadora da CREDE 19; e representantes de professores, funcionários e alunos.
Francisco Barbosa, em sua fala, lembrou que “a tecnologia trabalha as informações que podem mudar nossa realidade no município, no Ceará e no Brasil. E oferece várias oportunidades de trabalho, que podem exercer suas funções para qualquer lugar do mundo sem sair da sua cidade, pois há inclusive uma carência de quase 400 mil profissionais nesta área. O governador Elmano de Freitas quer transformar o Estado num polo de transformação digital, gerando desenvolvimento com emprego e renda. O recado que posso dar é: venham para a tecnologia”.
Para Eliana Estrela, a inauguração teve um sabor especial. “Sou do Crato e estudei nesta escola. E tenho consciência da importância destes equipamentos para o governador Elmano, porque estamos fazendo entregas de vários tablets em diversos municípios. A tecnologia traz para os estudantes novas oportunidades”.
Segundo Lima Junior, “o Ceará hoje é referência em integração e inclusão digital, e o papel da Etice é fundamental para levar a tecnologia da informação para modernizar nossa educação”. Já Ronald Studart ressaltou que inovação não é só da estrutura física, mas também dos programas da plataforma Google for Education. “Este equipamento é pra vocês: usem ao máximo para aprimorar a formação para o futuro”.
Juazeiro recebe sua 1ª Sala Google
No período da tarde, foi a vez de inaugurar a Sala Google na EEM Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte. Além de Franciso Barbosa, Eliana Estrela e Ronald Studart, estiveram presentes Maria Gilcarla Lima de Sousa, Diretora da Escola; as coordenadoras das CREDEs locais, além de representantes de professores e alunos.
Na oportunidade, Barbosa reforçou a imensa capacidade de empregabilidade oferecida pela tecnologia: “a Sala Google, com sua plataforma educacional, é um estímulo para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos pedagógicos e assimilem a cultura digital. O Ceará, de acordo com a diretriz do governador Elmano, está cada vez mais conectado e digital”, explicou.
Eliana Estrela reforçou que a política do governo do Ceará é aproximar educação e tecnologia. “A Sala Google é um equipamento inovador. Uma das funções da educação é justamente despertar sonhos e a tecnologia pode transformá-los em realidade”, afirmou. Finalmente, Ronald novamente ratificou a disposição da Google em colaborar na formação dos estudantes cearenses com este equipamento. Com estas, são 11 Salas Google entregues. A Etice deve instalar 40 salas até o final de 2026.
Outras nove Salas Google foram entregues anteriormente em Acaraú, que conta com duas unidades do equipamento; Itaitinga; Deputado Irapuan Pinheiro, Maracanaú, Fortaleza, Beberibe, Limoeiro do Norte e Baturité.
Sala Google
É uma iniciativa da Golden Tecnologia – representante da Google no Ceará – e da Etice com objetivo de disponibilizar uma experiência inovadora para uso das instituições de ensino, oferecendo um ambiente confortável para que professores e alunos possam aproveitar o espaço para suas atividades educacionais.
Por meio da plataforma Google For Education, são oferecidas opções de capacitação para educadores aperfeiçoarem suas habilidades de ensino, para que possam utilizar com maior domínio ferramentas como Google Sala de Aula, Gmail, Google Chat, Google Drive, Documentos, Planilhas, apresentações, entre outras aplicações, tendo conhecimento das boas práticas de uso e compartilhamento de experiências no uso dessas ferramentas no ensino.