terça-feira, 6 de maio de 2025

Central da Cidadania usa tecnologia para facilitar entrega da Carteira de Identidade



A Câmara de Fortaleza (CMFor) está utilizando tecnologia para tornar os serviços mais ágeis e eficientes para a população. A Central de Cidadania do Legislativo passou a adotar aplicativos de mensagem para avisar os cidadãos quando a Carteira de Identidade Nacional (CIN) está pronta para retirada, acelerando a entrega do documento. O serviço é pioneiro.

João Vitor, um dos beneficiados pela novidade, elogiou a iniciativa: “É um serviço que foi bem utilizado, com eficácia, por poder avisar com antecedência quando o seu RG está pronto, a ponto de você não acabar perdendo tempo. O atendimento foi muito bom, eu vim aqui em fevereiro, no comecinho de abril já me avisaram que estava disponível.”

Duílio Costa também solicitou a carteira na Central e elogiou o serviço. “O atendimento foi perfeito, foram muito cordiais e está de parabéns a Câmara Municipal de Fortaleza. Esse sistema de comunicação com relação à carteira, ao start da carteira, é perfeito. Isso aí é mais uma praticidade que a Câmara Municipal de Fortaleza oferece. Parabéns!”

Wellen Monte, coordenadora da Central da Cidadania, explica que o contato antecipado facilita a vida dos cidadãos: “Entramos em contato com o cidadão quando o seu documento está pronto para o recebimento, a fim de dar maior celeridade ao processo de entrega. Às vezes o documento chega antes do prazo, que é de 20 dias, e com o nosso contato aceleramos o recebimento da CIN, colaborando para que as pessoas resolvam suas pendências. Essa novidade é mais uma ação da Câmara para facilitar a vida dos fortalezenses.”, explica Wellen.

“Implementamos um agente inteligente que, quando chega o documento na Casa, as colaboradas sinalizam dentro do sistema que gera um agendamento. Nosso agente inteligente lê esse agendamento e faz o disparo da notificação por meio dos contatos da pessoa. O agente também verifica se a notificação foi lida pelo usuário, evitando que a pessoa receba novas notificações”, explica o Coordenador de Informação e Dados na Câmara de Fortaleza.

“A Câmara de Fortaleza tem que estar cada vez mais próxima da população, tanto na aprovação de medidas que melhorem a vida das pessoas quanto na oferta de serviços de forma ágil e eficaz. Nós entendemos que o uso da tecnologia, da inteligência artificial, tem muito a contribuir para alavancarmos nosso desempenho. Por isso, estamos investindo na modernização da Casa do Povo e na automação das notificações de entrega das identidades pela Central da Cidadania é apenas um desses avanços”, destacou o presidente da Câmara, Leo Couto (PSB).

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