quarta-feira, 4 de maio de 2022

Vigilância sanitária coleta amostras para análise de água na Zona Rural e Urbana

A Vigilância Sanitária de Barbalha realizou nesta segunda-feira (02), coleta de amostras de água da Zona Rural e Urbana para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Ao todo, foram 36 amostras recolhidas.

Segundo Kelma Pereira, agente da Vigilância Sanitária do município, responsável pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano(SISAGUA), foram coletadas 16 amostras de pontos aleatórios das nascentes do Caldas e do Arajara.

Já na Zona Urbana, Kelma explicou como se dá o processo. “Realizamos 20 amostras de coleta de água que estão inseridas na rede de distribuição da Cagece, além dos pontos de tratamento que são pontos fixos. Ao todo, foram 7 pontos de tratamento e 13 aleatórios, que foram retirados de escolas, residências, creches, mercados”, explicou.

A análise tem como objetivo, além de monitorar a qualidade da água consumida pela população, garantir às comunidades, tanto da Zona Rural quanto Urbana, o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido pela Legislação Federal (PRC n° 5/2017, Anexo XX).

 

Últimas notícias