quarta-feira, 18 de maio de 2022

Projeto de Lei que estabelece a criação de pontos de coleta de sangue nas UBS é aprovado em Juazeiro do Norte


Na quinta-feira (12), o projeto de Lei de autoria do vereador Raimundo Júnior (MDB) que determina a criação de pontos de doação de sangue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais locais voltados para a saúde foi aprovado. O projeto havia sido vetado pelo prefeito Glêdson Bezerra em setembro do ano passado, mas a Câmara Municipal derrubou o veto e a lei entrará em vigor.

De acordo com o texto, o projeto visa ampliar a doação de sangue em datas previstas pelo calendário do HEMOCE, tendo em vista que atualmente a coleta de doação sanguínea só é permitida no Hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Assim, essa descentralização evitará a sobrecarga do HEMOCE, que geralmente apresenta grandes filas e demais problemas.

O autor explica que ao realizar a ampliação, a população terá uma maior facilidade para doar sangue. “Com os novos pontos de coleta, os doadores terão uma maior disponibilidade e praticidade, evitando grandes deslocamentos, visto que a presença desses pontos em mais locais, como em UBS, facilitará o deslocamento dos cidadãos, incentivando-os a doar”, esclarece o vereador.

As ações previstas pela lei serão realizadas em parceria com o HEMOCE. O ato de doar sangue ajuda a salvar vidas e projetos que facilitem o processo de doação são essenciais para estimular a população a contribuir.

Últimas notícias