segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Saúde Ceará lança painel acessível com indicadores de pessoas com deficiência e ferramenta de gerenciamento para municípios

 Mais um passo foi dado rumo ao acesso mais inclusivo à Saúde do Ceará. Nesta sexta-feira (3), um novo painel foi disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na plataforma IntegraSUS para mostrar o perfil da população cearense com deficiência. A base de dados é resultado do Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência. Mais de 115 mil pessoas com uma ou mais deficiências estão cadastradas no sistema.

Na ferramenta, que possui tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), é possível acessar dados por Região ou Área Descentralizada de Saúde (ADS), por município e por tipo de deficiência (visual, auditiva, intelectual, física, mental). Também está disponível o quantitativo de pessoas cadastradas por sexo e faixa etária, além de informações socioeconômicas deste grupo populacional.


Este painel vai possibilitar ao gestor público traçar estratégias e planejar ações junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para ofertar uma saúde mais inclusiva para a população cearense com deficiência. Com estes dados, a gestão municipal poderá saber, com mais detalhes, quais são as reais necessidades deste grupo e que tipo de atendimento será preciso”, afirma o titular da Sesa, Marcos Gadelha.

Além do dashboard, outra ferramenta de gerenciamento será disponibilizada para os gestores municipais responsáveis para monitoramento destas informações. Neste sistema, também no IntegraSUS, os profissionais poderão ter acesso a dados específicos de cada cadastro realizado no município. Com o suporte das equipes de Saúde da Família, os cadastramentos poderão ser conferidos e validados.

De acordo com a gerente de projetos da Sesa, Mariana Couto, outros produtos e ferramentas da pasta deverão ser adaptados para atender à demanda de toda a sociedade. “Após a liberação do primeiro painel acessível do IntegraSUS, iremos trabalhar para nos tornarmos cada vez mais acessíveis à população”.

Últimas notícias