sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Programa de melhoramento genético inicia fase de inseminação, em Crato



A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do Crato, deu início, nesta quinta-feira, 16, a fase de inseminação artificial, dentro do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, beneficiando produtores do município. A prática de inseminação está acontecendo em toda zona rural e beneficiará aproximadamente 200 produtores.

Nesta quinta-feira, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, acompanhados do veterinário Samuel Samapio e a zootecnista Victoria Athina e por técnicos da SMDARH visitaram os sítios Palmeirinha dos Britos, Malhada, Altos, Faustino, Pai Mané, Lagoa Rasa, Buracão e Inxu, onde os primeiros agricultores beneficiados receberam a inseminação gratuita de seus rebanhos.

O Programa de Melhoramento Genético de Bovinos é uma oportunidade de fortalecer os rebanhos, melhorar a qualidade do leite e da carne, ajudando a aumentar a renda, produtividade e lucratividade. Um dos beneficiados com o programa foi o agricultor Franklin Gomes Rocha, residente do sítio Inxu, em Dom Quintino. "A implantação desse projeto de inseminação artificial é de suma importância para a agricultura familiar. Ele irá melhorar a nossa bacia leiteira e ajudar a ampliar os nossos negócios", comenta.

O veterinário, Samuel Sampaio, parabeniza a iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae de democratizar o acesso à inseminação, para os pequenos produtores. "Essa iniciativa da Prefeitura do Crato, junto com o Sebrae, de pôr em prática o programa de melhoramento genético da bacia leiteira do Crato é de fundamental importância, principalmente para os agricultores familiares que dependem dessa atividade para viver e não têm acesso a essas tecnologias", afirma.

Últimas notícias