terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PF cumpre mandados contra desvio de dinheiro do Fundeb em Juazeiro do Norte



A Polícia Federal está cumprindo três mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira, 7, em operação contra desvio de dinheiro em Juazeiro do Norte. Os mandados estão sendo cumpridos em domicílios investigados em Fortaleza e em Jati. Estão sendo apreendidas mídias, celulares e documentos.

A ação faz parte da Operação Policial Fruto de Espinho 2 para instruir inquérito policial que apura fraude em licitação, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Juazeiro do Norte.

Os valores teriam sido utilizados para a compra de apartamentos no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro, e para propina a ex-prefeito do município.

As investigações tiveram início no ano de de 2019, sendo identificados indícios de esquema criminoso que beneficiou uma empresa com cerca de R$ 6,3 milhões em dois processos de inexigibilidade de licitação da prefeitura de Juazeiro nos anos de 2017 e 2018. As investigações apontam que o valor foi utilizado para favorecimento ilícito de agentes políticos e lavagem de dinheiro.

A primeira fase da operação "Fruto de Espinho" aconteceu em julho de 2020. Nesta segunda fase, investiga-se corrupção e lavagem de dinheiro para aquisição de apartamentos no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro, e propina a ex-prefeito do município.

As investigações continuam com análise do material apreendido. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva e peculato.

O nome da operação remete à árvore que motivou o nome da cidade de Juazeiro do Norte, o juá ou "fruto de espinho”.

A PF não informou o nome do ex-prefeito beneficiado no esquema.

Últimas notícias