quarta-feira, 3 de julho de 2019

Em defesa da Transposição,, quatro estados do Nordeste devem compor Frante Parlamentar Interestadual encabeçada por Guilherme Landim


Mais uma articulação em prol da defesa das Obras da Transposição deve ser formalizada em breve. Durante a reunião da Comissão Especial para Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (03), o Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT) apresentou requerimento para criação da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Obras da Transposição.

De acordo com Landim, a Frente Parlamentar em questão já tem articulação com Deputados Estaduais das Assembleias Legislativas dos estados da Paraíba, do Pernambuco e do Rio Grande do Norte, exatamente os estados que possuem obras referentes à Transposição do Rio São Francisco.

O objetivo da Frente Parlamentar Interestadual é “a comunhão de esforços  para cobrar agilidade na execução das obras, acompanhar e fiscalizar as barragens construídas, tratar das obras complementares, das Vilas Produtivas Rurais (VPR) e iniciar tratativas em relação aos custos da utilização da água pelos Estados, Municípios e pela população”, destaca Guilherme.

O requerimento foi aprovado por unanimidade na Comissão Especial e seguirá os trâmites para instituição.

*Próximos passos da Comissão Especial*
O relatório que traz detalhes da visita dos Parlamentares aos canteiros de Obras da Transposição, em Penaforte; e do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), em Missão Velha, que aconteceu no dia 14 de junho, foi apresentado com os principais dados explanados por Landim, que é presidente da Comissão Especial.

O documento deve ser submetido ao parecer do Relator, deputado Marcos Sobreira (PDT), que foi votado na mesma reunião. Ele será responsável por acompanhar as atividades e documentos produzidos pela Comissão.

Os próximos passos, segundo Guilherme, são no sentido de apresentar as informações coletadas e o relatório finalizado ao Ministro da Integração a fim de garantir celeridade na execução das obras e buscar recursos para finalização do Trecho Emergencial do CAC, que necessita de cerca de R$ 170 milhões para conclusão.

Últimas notícias