sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Camilo fala com orgulho da educação cearense e assegura que vai continuar avançando


Em caminhada na manhã desta sexta-feira (5), pelas ruas do bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, o governador Camilo Santana 13 falou com orgulho da educação oferecida no Ceará. Enquanto andava e cumprimentava moradores, o governador ressaltou os números da educação pública cearense. "De cada 100 escolas de ensino fundamental,  82 estão no Ceará. Outro sucesso são as escolas de tempo integral, que serão ampliadas nos próximos quatro anos. No meu governo, criei 111 escolas de ensino médio de tempo integral. Hoje, a cada três escolas de ensino médio, uma é de tempo integral. Quero ampliar para que a gente possa chegar ao final de quatro anos com metade das escolas de  ensino médio com tempo integral, onde os alunos passam o dia na escola, fazem três refeições, aperfeiçoam o aprendizado, fazem atividades físicas e curso de informática", afirmou o governador, que assumiu o compromisso de construir 100 novas creches em todo o Estado, sendo 30 em Fortaleza.

Com o intuito de preparar os estudantes de escolas públicas para o mercado de  trabalho, o Governo do Estado criou os  Centros Cearenses de Idiomas, ideia pioneira no Brasil. "Hoje a gente já conta com dez que oferecem cursos de inglês e espanhol. Quero dobrar e nos próximos quatro anos criar mais dez Centros de Idiomas, inclusive com a vantagem de que os melhores alunos ao final do ano vão fazer intercâmbio no país de origem da língua".

Avance

Quem conhece a realidade dos estudantes de baixa renda que saem de escolas públicas sabe a dificuldade que é para se manter até o final do curso. Por isso, Camilo Santana criou o programa Avance, que oferece uma bolsa de meio salário mínimo no primeiro ano de faculdade. "A bolsa é para garantir que esses jovens nunca desistam do sonho de construir uma faculdade. Vou garantir que todo jovem que estudou em escola pública e seja de origem de baixa renda e passe em qualquer universidade de sua cidade de origem,  terá o apoio do Estado para que ele possa concluir o ensino superior".

Também será ampliado o ensino profissionalizante. "Entreguei 19 novas escolas profissionalizantes nesses três anos. É uma das maiores redes hoje no Brasil", completou o governador Camilo Santana.

Oportunidade

A estudante Brenda Quézia tem apenas 19 anos e vê no trabalho de Camilo a oportunidade que precisava para chegar ao ensino superior. "Com o ensino oferecido nas escolas de tempo integral eu vejo que estarei preparada para chegar à faculdade e tenho certeza que vou conseguir uma das vagas do Avance para terminar meu curso", diz a jovem moradora do bairro Quintino Cunha.

Últimas notícias