O prefeito Evandro Leitão realizou, nesta sexta-feira (11/7), o 2º Encontro do Secretariado. A reunião teve como objetivo ouvir os gestores municipais sobre as principais realizações do primeiro semestre de 2025, alinhar políticas públicas e projetar as entregas previstas até o fim do ano.
“Queremos fazer uma integração de todas as pastas, cada uma delas tendo ciência do trabalho das outras, socializando informações. Temos muita coisa para fazer, muitas obras e muitos projetos para a cidade de Fortaleza”, afirmou o prefeito.
Durante o encontro, Evandro apresentou um balanço dos seis primeiros meses de governo e apontou avanços na zeladoria da cidade.
“Nós tivemos vários pontos positivos nesse começo. Um deles é a zeladoria. Já noto uma evolução na limpeza urbana, na poda de árvores e na iluminação pública. Não que esteja 100%, mas estamos trabalhando para melhorar em todas as áreas da cidade”, destacou.
O prefeito também enfatizou que a requalificação da saúde municipal será a prioridade no segundo semestre, com previsão de novas contratações e melhorias na infraestrutura das unidades. Serão convocados profissionais para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), IJF e aprovados no concurso da extinta Fagifor.
“Nós vamos trabalhar fortemente na saúde para, a partir desse semestre, recuperar todos os postos da cidade, todos os hospitais, todos os CAPS. Já normalizamos a entrega de medicamentos, então temos agora foco na estrutura física”, declarou.
“Paralelamente, queremos ampliar as equipes. Iremos convocar novos profissionais, que irão atuar nos nossos equipamentos, com o objetivo de dar uma nova cara à rede e melhorar a oferta dos serviços”, completou.
O prefeito também destacou que a atual gestão é marcada por um contato mais próximo com a população. Nos primeiros 180 dias, o prefeito Evandro Leitão realizou 103 visitas em 71 bairros de Fortaleza, em uma agenda marcada por vistorias técnicas e escuta ativa das demandas dos moradores.
Contenção de gastos
Ainda no encontro, o prefeito Evandro Leitão informou que, na próxima segunda-feira (14/7), deverá assinar o segundo decreto de contenção de gastos.
“Já melhoramos o saldo da Prefeitura em comparação com o que recebemos. Ainda assim, este ano de 2025 será de ajustes orçamentários e fiscais. Isso não inviabiliza nossos investimentos. No segundo semestre, iremos reforçar a área da saúde e também da assistência social”, afirmou.
Carolina Monteiro, titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), deu mais detalhes sobre o contingenciamento de gastos.
“Nós recebemos a gestão com um quadro muito complicado, então foi necessário tomar algumas medidas austeras para que, ainda em 2025, fosse possível fazer entregas. Estamos organizando o orçamento para que todas as metas do plano de governo sejam cumpridas. As pessoas têm o direito à cidade, por isso estamos trabalhando para ampliar as entregas à população”, concluiu a secretária.
Júnior Castro, titular da Secretaria Municipal de Governo (Segov), reforçou a importância do orçamento para garantir a execução dos projetos prioritários.
“Na próxima semana, vamos publicar um novo decreto. Sabemos que ainda é necessário manter um momento de austeridade e contenção de despesas.”
Junior também comentou sobre a situação do pagamento dos terceirizados que foram desligados da gestão.
“Desde que entramos, temos mantido o pagamento das empresas terceirizadas em dia. Pagamos, inclusive, uma folha que estava atrasada desde dezembro. É importante lembrar que isso é um déficit herdado da gestão passada. De um valor aproximado de R$ 35 milhões, o município de Fortaleza já pagou R$ 10 milhões para essas empresas. Até o final do ano, toda essa dívida estará quitada.”