quinta-feira, 10 de julho de 2025

O que está por trás da decisão louca de Trump é o crescimento do Brasil no mercado mundial e a crise do império americano”, afirma De Assis Diniz


A decisão do presidente americano Donald Trump de taxar as exportações brasileiras em 50% foi amplamente repercutida na Assembleia Legislativa. O deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1o secretário da Casa, citou o economista americano e vencedor do Nobel de Economia Paul Krugman, que classificou a atitude de Trump como “megalomaníaca e passível de impeachment”. De Assis foi enfático: “a loucura de Trump prejudica principalmente o agronegócio brasileiro, que vive de commodities. E tenta usar razões políticas para justificar a crise econômica que o império está vivendo hoje, já que as exportações americanas são superavitárias em relação às nossas. Na verdade, ele está desesperado com o crescimento do Brasil no mercado mundial, com a autonomia dos países que compõe o BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a possibilidade de negociarmos usando outras moedas em vez do dólar”.

De Assis foi além: “vamos ver como se comportam os bolsonaristas e demais integrantes da extrema direita brasileira. Como o governador de SP, Tarcísio de Freitas, que vestiu o boné de apoio a Trump, vai lidar com perdas para a economia paulista que podem chegar a R$ 4 bilhões? Eles vão apoiar o ataque à soberania nacional? Vão continuar lambendo as botas do imperialismo americano? Vão endossar o discurso de atacar nossas instituições, nossa democracia, nossas eleições e o poder Judiciário? Todo aquele que apoia o tarifaço de Trump é contra o Brasil, contra o nosso povo, pois isso vai gerar perda de receita e desemprego. E Lula saberá dar resposta à altura, adotando o princípio da reciprocidade, mantendo nossa independência, nossa soberania e defendendo nossos interesses. O Brasil é dos brasileiros e não aceitaremos ser o quintal de ninguém”, afirmou.

Últimas notícias