sexta-feira, 4 de julho de 2025

Mirante do Caldas realiza programação que reúne atividades voltadas para a socioeducação, natureza e empreendedorismo





Nesse mês de julho, um período de férias, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), preparou uma programação que reúne cultura, natureza, socioeducação, arte e empreendedorismo.

Na sexta-feira, 04, às 9h30, o CAMC recebe o IV Caminhos Literários - Programa Fazendo Justiça, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trabalha o fomento e a garantia do direito à cultura no sistema socioeducativo, onde os participantes farão a visita guiada pelo complexo, em seguida a exibição do filme “Fala, Mestre - inventário da tradição”, finalizando com um bate papo sobre o tema abordado no filme.

No dia 05 de julho, a partir das 13h, o Mirante do Caldas será palco da oficina "Aprender Fazendo", atividade prática que integra o II Seminário para Geoprodutores: Melhorando a Qualidade e a Sustentabilidade na Produção Artesanal. A ação contará com a facilitação de Francisca Jeanne, que conduzirá a oficina apresentando a Geoloja — iniciativa que busca valorizar e comercializar produtos artesanais com a identidade do território do Geopark Araripe —, além de Fernanda Santos e Ingryd Feitosa, que também integram a atividade com suas contribuições voltadas ao fortalecimento dos geoprodutos e da economia local.

Em julho, a Feira Mirarte de Produtos Orgânicos e Artesanais estará presente, todos os domingos do mês, das 9h30 às 17h, no Complexo, onde os empreendedores da Vila do Caldas comercializam seus produtos para os visitantes que chegam.

Neste ano, o Mirante do Caldas estará presente também na Expocrato, mais precisamente no Palco Sonoro da URCA. Nos dias 16, 17, 18 e 19, o equipamento leva shows de artistas regionais para o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Na quarta, 16, às 22h, sobem ao palco João do Crato e a Banda Show Remoenda; já na quinta, 17, às 20h, é a vez de Ermano Morais e Banda; na sexta, 18, às 21h, o Palco Sonoro recebe Felipe Duna e Banda; e encerrando a programação de shows no sábado, 19, às 21h, com a Banda Nazirê.

Visando criar uma obra mural de grande escala, com linguagem visual inspirada no muralismo e grafite contemporâneo, dialogando com os elementos históricos, culturais e ambientais que compõem a identidade do território da Chapada do Araripe, será realizada nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho, das 13h às 17h, a oficina Natureza e Cultura do Caldas: memórias e tradição, com a direção artística da muralista e arte-educadora Jessyca Santos, artista reconhecida por sua trajetória em festivais nacionais de arte urbana e por seu compromisso com a valorização das culturas tradicionais.

Sobre o Mirante do Caldas

Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.

Últimas notícias