“Precisamos superar o preconceito com as periferias. As periferias possuem seus desafios, mas também são cheias de riqueza, gente trabalhadora, criança que quer brincar e frequentar uma escola decente. O Zona Viva vem para essas famílias. Quero que vocês tenham muito orgulho desse lugar, ele é de vocês. Que esse espaço seja de esperança, formação profissional, de brincadeira para as nossas crianças”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, o Zona Viva Édson Queiroz contará com ilha digital, sala multiuso, brinquedopraça com academia ao ar livre, além de espaços para almoxarifado e recepção.
A partir da inauguração do equipamento no Residencial Yolanda Queiroz, a população já pode começar a se inscrever nas turmas de qualificação profissional. Os cursos ofertados serão de vendedor, logística, operador de caixa, assistente financeiro, assistente administrativo e empreendedor em pequenos negócios. O espaço também oferece a prática de capoeira, fitdance e brincadeiras lúdicas.
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lembrou o principal objetivo da implementação de ideias como o Zona Viva: cuidar das pessoas. “É uma felicidade enorme estar aqui para entregar esse importante equipamento. Nós, gestores, que estamos em espaço de poder, temos como principal objetivo fazer com que as políticas públicas cheguem até vocês. Esse equipamento nos dá oportunidade para agir em diversas áreas, efetivamente, oportunizando jovens, crianças, ocupando suas mentes em prol de suas capacitações”, comentou.
Além da unidade Édson Queiroz, o Zona Viva também está presente nos bairros Jangurussu, dois no José Walter, Vila Velha e Granja Lisboa.