sexta-feira, 8 de maio de 2020

Assembleia aprova inclusão do Mais Nutrição ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza


A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (7), em sessão remota com a presença de 39 deputados estaduais, a mensagem do Governo do Ceará que inclui o Programa Mais Nutrição na Lei do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Dessa forma, será possível utilizar recursos do Fundo e adequar a Composição do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS) à estrutura administrativa do Estado, que desde 2019 conta com as secretarias de Proteção Social (SPS) e de Esportes e Juventude (Sejuv).

O Programa Mais Nutrição tem sido fundamental na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. No total, desde o início do programa, em junho do ano passado, foram 326 toneladas de alimentos distribuídas para 78 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Além das 14,5 mil famílias beneficiadas, o Mais Nutrição contemplou ainda as vítimas das enchentes de municípios como Hidrolândia, Crateús, Quiterianópolis, Novo Oriente e Pentecoste.

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes, a iniciativa integra o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A ação é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Desenvolvimento Agrário (SDA); Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) com a parceria do Grupo M. Dias Branco, da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece), e do Instituto Agropólos do Ceará.
Ampliação
Famílias em situação de vulnerabilidade assistidas por entidades da Região do Cariri vão ser atendidas pelo Programa Mais Nutrição ainda este ano. Além do Cariri, mais entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú serão contempladas com o programa. Essa conquista é fruto de autorização do governador Camilo Santana para ampliar o Programa Mais Nutrição com o investimento do Governo do Ceará de R$ 1.986.388,05 para custeio, manutenção da equipe, compra de novos equipamentos e ampliação da estrutura da fábrica, localizada na Ceasa de Maracanaú.

Já no Cariri, será reformado espaço físico da Ceasa de Barbalha para receber as doações dos permissionários. A ação prevê ainda que as famílias atendidas pelas entidades da região recebam polpas e mix desidratados produzidos na fábrica que será ampliada em Maracanaú.

Últimas notícias