segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Câmara abre inscrição para congresso internacional sobre preservação da memória institucional


A Câmara dos Deputados abre, nesta segunda-feira (9), as inscrições para o “Congresso Internacional de Preservação da Memória Institucional: estratégias para o século XXI”. O evento será realizado nos dias 30 de novembro e 01, 07 e 08 de dezembro, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pelo portal e-Democracia, onde será permitida participação mediante inscrição prévia.


O evento virtual contará com a participação de especialistas do Brasil, do Chile, de Portugal, dos Estados Unidos e da Itália para discutir a aplicação de boas práticas e de estratégias ágeis, eficazes, inclusivas e democráticas na gestão da preservação digital e convencional. O objetivo é fortalecer o debate técnico e científico na área de preservação da memória institucional; contribuir para o desenvolvimento de políticas de preservação; estimular o aprimoramento de processos e de práticas de preservação; e divulgar os acervos, as políticas e as práticas de preservação da Câmara.


O “Congresso Internacional de Preservação da Memória Institucional: estratégias para o século XXI” está sendo organizado pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara, com o apoioinstitucional do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Superior Tribunal Militar (STM), do Ministério das Relações Exteriores e do Portal Rede Cariniana - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).


Minicursos e palestras


Além dos painéis virtuais, o evento vai oferecer minicursos e palestras, de forma a agregar mais conhecimento sobre os principais temas. Haverá aulas de introdução às plataformas Archivemática e AtoM para a preservação digital; de como realizar diagnóstico de acervos para implementação da metodologia de Gerenciamento de Riscos em coleções de arquivos históricos, bibliotecas e museus; entre outras. A intenção é que os interessados possam levar às suas instituições uma base técnica e qualificada para implantação ou aprimoramento de suas próprias práticas.


Também será oferecido o tour virtual “Conhecendo os acervos da Câmara dos Deputados”, onde o participante visitará as obras raras da Biblioteca, o arquivo histórico, o acervo do Museu e os bens integrados à arquitetura do Palácio e os laboratórios de conservação e restauração.


A programação completa do evento está disponível no portal da Câmara e as inscrições, gratuitas, vão até o dia 25 de novembro.

Últimas notícias