quinta-feira, 23 de abril de 2020

Prefeito do Crato participa de oficina sobre linha de crédito especial para setores produtivos

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Zé Ailton e demais prefeitos cearenses reuniram-se, por meio de transmissão online promovida pela Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE), onde participaram de oficina para falar sobre a Decretação de Emergência ou Calamidade em decorrência do coronavírus, junto Poder Executivo Federal.
O objetivo foi esclarecer as medidas e procedimentos a serem tomados junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que os setores produtivos, industrial, comercial e de serviços dos municípios tenham acesso à linha de crédito especial, conforme a Resolução 4.798, de 6 de abril de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A oficina contou com a participação de 120 pessoas, entre prefeitos(as), secretários(as) de agricultura, secretários(as) de finanças, gestores municipais de convênios e técnicos responsáveis pelo cadastramento no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) do MDR. Participaram também do encontro virtual o superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Rodrigo Bourbon, e o presidente da Fecomércio Ceará, Maurício Filizola.
Na abertura, o presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou a necessidade de os municípios realizarem a habilitação no MDR, pré-requisito para que os setores produtivos possam se beneficiar com a linha de crédito cujos recursos serão utilizados para investimentos de até R$200.000,00 por beneficiário. "Esse é um recurso importante para fomentar o retorno da atividade econômica em nossos municípios. Os gestores devem ficar atentos a isso", salientou Diniz.
O superintendente do BNB, Rodrigo Bourbon, elogiou a iniciativa da Aprece em realizar essa capacitação, uma vez que a instituição financeira precisa que todos os procedimentos sejam realizados com adequação e eficiência pelos municípios para a concessão do crédito especial. Para o presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, o atual momento impactou bastante o comércio e as próprias ações de todo o Sistema Fecomércio, que é parceiro da Aprece no que diz respeito ao desenvolvimento municipal.
O prefeito Zé Ailton destacou a importância do diálogo e da troca de experiência com outros municípios para o enfrentamento à pandemia. "É uma situação muito delicada para todos os prefeitos, vivenciamos novas situações diariamente e temos que tomar decisões para garantir a proteção da população, bem como a sobrevivência dos setores produtivos", comentou.

Últimas notícias