sábado, 25 de abril de 2020

Programa Primeira Infância no SUAS realiza atendimento remoto a mais de 600 famílias

Um dos programas referência em práticas exitosas, executado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), o Primeira Infância tem dado, de forma remota, continuidade nas atividades de desenvolvimento e estímulos cognitivo, motor e afetivo das crianças assistidas.
Durante o período de afastamento social por conta do Coronavírus, a nova metodologia adotada é repassar os conteúdos através de aplicativo de mensagens. A aplicação das atividades é executada pelos familiares com monitoramento remoto das equipes do Programa.
Essas atividades envolvem dinâmicas na área da Psicologia, do Serviço Social e da Pedagogia, como leituras, hábitos saudáveis, brincadeiras e atividades lúdicas, diálogos sobre assuntos atuais, são alguns conteúdos disponibilizados através de vídeos educativos, livros e exercícios online. “Nossa equipe está orientando diariamente essas famílias. Criamos uma rede de apoio para que não se perca o foco no desenvolvimento pleno das crianças. Toda semana é emitido relatório e estamos dando o nosso máximo para que não caia o desempenho do trabalho que vem sendo realizado há quase quatro anos”, afirmou a coordenadora do Programa em Juazeiro do Norte, Patrícia Almeida.
Algumas dessas famílias não possuem internet ou aparelhos celulares. Para elas, estão sendo estudadas formas de viabilizar o conteúdo e a aplicação da metodologia. Um material específico também será desenvolvido, considerando o tempo de pausa dos exercícios. “Toda as questões estão sendo avaliadas para que não se perca tudo o que já conseguimos com o Programa”, avaliou a coordenadora.

Últimas notícias