Banner Governo do Estado

RADIO

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Em plano estratégico contra o COVID-19, Crato se articula com unidade sentinela e criação de leitos

Na manhã dessa quarta-feira (8), o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado do vice-prefeito, André Barreto e da secretária de Saúde, Marina Feitosa, reuniram a imprensa para relatar que o município do Crato contará com leitos exclusivos para atendimentos aos pacientes infectados com o novo coronavírus (COVID-19).
Um dos locais será a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida José Horácio Pequeno s/n, no bairro Zacarias Gonçalves, (antigo Matadouro). De acordo com o vice-prefeito, André Barreto, o local, que tem previsão de início de funcionamento no próximo dia 17, atuará como uma Unidade Sentinela, um ambulatório de referência para pacientes com o COVID-19, com a instalação de 20 leitos recomendados para pessoas que precisam estar em isolamento domiciliar e não tem condições.
"A princípio, os pacientes que chegarem na atenção básica do município, ou seja nos Postos de Saúde da Família e apresentarem sintomas serão encaminhados para essa unidade onde serão atendidos por profissionais especializados nessa infecção. Se o paciente apresentar necessidade de internação hospitalar, será encaminhado para os hospitais do município, onde já temos 42 leitos, número esse que poderá ser ampliado. Estamos preparados para enfrentar essa pandemia", ressaltou.
Além das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus que já estão sendo tomadas, a cidade do Crato fará a distribuição de 70 mil máscaras para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. O prefeito Zé Ailton destaca que serão contratadas costureiras individuais e microempreendedoras para a produção e venda do material. A Prefeitura divulgará um portal para cadastro até a próxima sexta-feira (10).

Últimas notícias