domingo, 5 de abril de 2020

Atendimento virtual do Plantão Coronavírus reforça cuidados com a saúde da população


A partir deste domingo (5), o Plantão Coronavírus expande a atuação e passa a ofertar atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. Essa plataforma ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento da pandemia. Está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.

“É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira (2). Nos próximos dias, o suporte passará a funcionar também no WhatsApp do Governo do Ceará.

Projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o atendimento virtual começou a operar em fase de testes na última quinta-feira (2) e agora está plenamente disponível. Ele utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial. A partir daí, são repassadas informações sobre o novo Coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, é realizado encaminhamento para o atendimento humano, que prossegue pela mesma plataforma.

“O objetivo principal é oferecer à população teleorientação com uma equipe de saúde de plantão, para que somente aqueles com sintomas graves sejam direcionados para o atendimento presencial em postos e hospitais”, afirma a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira. Se, após a avaliação virtual, o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, será indicado um local específico.

Assim, a iniciativa pretende minimizar os riscos de contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos graves. “Isso evita lotação de serviços de saúde, onde provavelmente se misturam pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) e pacientes sem a doença e essa aglomeração acaba favorecendo a proliferação do vírus”, descreve Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

O Plantão Coronavírus também oferece atenção 24 horas por telefone. Pelo Telesaúde 0800 275 1475, quem tem dúvidas sobre a doença recebe orientação de equipe especializada. Os atendimentos a distância visam garantir que a assistência hospitalar – já ampliada e com contínuas medidas de reforço – esteja pronta para cuidar de quem precisa.

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