sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Dia de Reis no Crato será encerrado neste domingo


Encerrando o ciclo de festas de final de ano, no dia 06 de janeiro, (Dia de Reis), próximo domingo, chega ao Crato o “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri”, evento que consiste na valorização da Fólia de Reis, um dos maiores e mais vivos legados da cultura popular da região, contribuindo para fortalecer, gerar renda e divulgar a cultura popular nordestina, tão intimamente ligada à religiosidade.

O Dia de Reis no Crato terá início a partir das 17 horas com a concentração dos grupos de cultura popular na Praça São Vicente, em seguida cortejo até a igreja da Matriz para uma celebração. Após a missa, apresentações simultâneas dos grupos na Praça da Matriz do Crato.

O evento contará com participação de 20 grupos totalizando 358 participantes de todas as idades, oriundos das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. São eles: Reisado de Congo do Mestre Aldenir;  Reisado Mestre Antônio de Helena; Reisado Mestre Dedé de Luna; Reisado São Vicente do Mestre Galego; Grupo Folclórico do Projeto Menino Jesus; Manero Pau do Distrito da Bela Vista do Mestre Cirilo; Manero Pau Mestre Chico Caboclo; Grupo Mirim do Manero Pau Mestre Chico Caboclo dos Currais; Grupo de Côco da SCAN – Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados; A gente do Côco – Grupo de mulheres da Batateira; Grupo de Côco Mestra Maria da Santa; Lapinha Mestra Zulene Galdino; Lapinha do Bom Jesus de Montealverne; Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos; Banda Cabaçal Mirim da Chapada do Baixio; Reisado São Miguel do Mestre Tarcísio; Reisado Discípulo do Mestre Pedro do Mestre Antônio; Reisado de Couro do Mestre Pedro; Bacamarteiros da Paz do Mestre Nena (Francisco Gomes Novais); e Grupo Mateu de Teatro.

De origem portuguesa, o Reisado teve início no Brasil no século XIX e é próprio dos festejos natalinos que anunciam a chegada dos Reis Magos para contemplar o nascimento do menino Jesus. “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri”, além de contribuir para a divulgação e valorização da tradição popular nordestina, gera renda e dar visibilidade aos profissionais da cultura e artistas populares do estado do Ceará; promove um intercâmbio cultural entre público e artistas populares e possibilita o acesso democrático ao projeto, através do acesso gratuito e irrestrito às apresentações.

Os “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em parceria com a Midas – Produções Culturais e patrocínio da Grendene.

SERVIÇOS
FESTEJOS NATALINOS – CULTURA POPULAR NO CARIRI
DIA: 06 DE JANEIRO DE 2019 – (DIA DE REIS)
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ DO CRATO
A PARTIR DAS 17 HORAS

Últimas notícias