segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Arnon Bezerra reinaugura UBS da Vila Nova


O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, reinaugurou, na noite do último sábado (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivo Francisco de Sousa, no bairro Vila Nova, onde atuam as equipes de ESF 62 e 63. Esta foi a quarta UBS totalmente reestruturada pela gestão municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), a ser entregue à população.

A reinauguração contou com apresentação do grupo de idosos do CRAS Aeroporto. Estiveram presentes, junto à comunidade do bairro e familiares do homenageado que dá nome à UBS, os vereadores Valmir Domingos e Márcio Joias, a secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, a secretária de Administração, Romênia Botelho, o Procurador do Município, Micael François, o chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, entre outros servidores municipais.

Com a revitalização desta UBS foram sanados sérios problemas estruturais, como infiltrações e pouca iluminação, paredes mofadas, salas sem climatização, inundação em dias de chuvas, entre outros. Foi realizado todo o retelhamento, restauração elétrica e hidráulica, revestimentos em cerâmica e colocado piso antiderrapante.

Agora a UBS conta também com monitoramento de segurança, acessibilidade, estacionamento, salas e consultórios climatizados, horta para plantação de espécies medicinais, atendendo ainda aos demais critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, beneficiando as cerca de 8.120 pessoas que são atendidas no local.

O prefeito Arnon Bezerra agradeceu pelo trabalho de cada servidor que se dedica a cuidar da saúde da população juazeirense, reforçando o compromisso da gestão de trabalhar para realizar cada vez mais melhorias. “A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte dota este equipamento com toda a estrutura para dar conforto a quem trabalha, para desenvolver o melhor serviço para as pessoas que precisam do fim da sua dor, de diagnóstico para sua doença e de perspectiva para viver melhor”, afirmou.

Unidade conta com seis leitos

A secretária Francimones Albuquerque destacou ainda que nesta UBS foram implantadas três salas de observação, com seis leitos masculinos, femininos e pediátricos. Desta forma, os pacientes que necessitarem de repouso para receber alguma medicação ou tomar soro, por exemplo, poderão fazer isso na própria Unidade, não precisando se deslocar até a UPA. A secretária informou ainda que será implantada uma segunda equipe de saúde bucal nesta UBS.

A moradora da Vila Nova e usuária da Unidade, Margarida da Silva, prestigiou a reinauguração junto com a sua mãe, que mensalmente faz o acompanhamento da hipertensão e recebe medicamentos na UBS. Para elas, o local está mais bonito, organizado e confortável, e que esperam que isso reflita na qualidade do atendimento que lá recebem.

Outras readequações estão em andamento no sítio Gavião (ESF 04) e no bairro Timbaúbas (ESF 67). Na próxima segunda-feira, será iniciada a reestruturação da UBS do bairro Santo Antonio (ESF 37). Todas as 49 UBS’s do Município serão reestruturadas e receberão novos equipamentos.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias